A última vez que falei sobre K-pop com vocês foi em fevereiro, num artigo sobre o grupo Rocket Punch. Hoje venho novamente falar-vos de um dos meus girl groups favoritos: Weki Meki.
O grupo de oito integrantes estreou em agosto de 2017 na empresa Fantagio, sendo elas Suyeon, Elly, Yoojung, Doyeon, Sei, Lua, Rina e Lucy. Weki Meki foi o primeiro grupo feminino da empresa depois do debut de Hello Venus em 2012. Podemos dizer que Weki Meki é um dos grupos “pós-IOI”.
Quatro das oito integrantes participaram no Produce 101 em 2016, um survival show que deu origem ao grupo IOI. Elly e Sei ficaram pelo caminho, mas Doyeon (8º lugar) e Yoojung (3º lugar) conseguiram entrar na line-up final.
Alguns meses após o disband de IOI, Weki Meki lançava-se no mercado com o 1º mini-álbum intitulado WEME vendendo quase 50 mil cópias. Em 2017, o grupo conseguiu ter o álbum mais vendido por um girl group rookie. Até hoje WEME é o mini-álbum mais vendido das meninas.
Top 5 Melhores Músicas das Weki Meki – Nayuki
Apesar de as conhecer desde 2017, só em 2019 me tornei realmente fã de Weki Meki depois de ter viciado na titlte track Picky Picky. Depois disso comecei a acompanhar o grupo mais de perto e a ouvir tudo o que havia delas. Infelizmente a Fantagio não é uma empresa muito consistente e em três anos de atividade, o grupo tem pouco mais de 20 músicas.
Decidi fazer um top 5 das minhas músicas favoritas delas. Lembrando que é um top geral, entrando singles e b-sides também! O top encontra-se por ordem de lançamento – achei interessante para avaliarmos o desenvolvimento das meninas.
5 – Neverland
No seu debut, Weki Meki mostrou-nos um conceito sobretudo divertido e colorido – sem se aproximar muito do cute. O mini-álbum WEME reflete bastante isso. Todas as músicas têm uma energia cativante e por isso mesmo Neverland destacou-se para mim. É uma música mais focada nos vocais das integrantes com uma batida muito mais calma.
4. La La La
No primeiro comeback, Weki Meki voltou com um estilo mais sexy e ousado do que em I don’t like your girlfriend. Claro que este conceito chamou muito mais a atenção no ocidente. Enquanto o debut era colorido, La La La mostra-nos cores muito sóbrias.
3. Crush
Crush foi o lançamento seguinte após La La La e manteve um conceito relativamente semelhante. Sendo a tt do meu mini-album favorito delas – Kiss, Kicks -, tem uma construção deliciosa. Adoro a maneira como o pré-refrão cresce e nos leva a um refrão super catchy, sem elevar demasiado o tom da música. Penso também que foi um comeback que evidenciou melhor o alcance vocal do grupo.
2. True Valentine
True Valentine é uma b-side do álbum Kiss, Kicks. Na minha opinião foi o álbum mais girl crush que o grupo teve – combina bem com o nome diga-se. No entanto esta música mantém-se fiel ao conceito inicial de Weki Meki: o divertido. É uma música que mescla bem o poder vocal das integrantes bem como as partes de rap.
1. Picky Picky
Como disse no começo do artigo, foi com Picky Picky que comecei a prestar mais atenção a Weki Meki. É a minha música favorita delas até hoje. Não é só uma música com um refrão super contagiante, tem um music video muito engraçado e com alguns dos outfits mais memoráveis do grupo. Alguém consegue ouvir esta música sem ficar a cantar “I’m so picky picky“?
Like it, don’t like it
Love it, don’t want it
Weki meki, I’m so picky
Weki Meki é um grupo muito talentoso e com um conceito muito próprio. É difícil encontrar uma músicas delas que não fique na cabeça e que não tenha um vídeo engraçado! Infelizmente, apesar das músicas catchy elas nunca tiveram uma win nos programas musicais. Esperemos que isto mude brevemente!
Outros TOPs de girl groups:
- Top 15 Melhores Músicas das Oh My Girl – Escolha do Baltas
- Top 12 Melhores Músicas das TWICE – Escolha do Baltas