TOP 5 Momentos do Vegeta – Dragon Ball Z

por João Simões
TOP 5 Momentos do Vegeta - Dragon Ball Z

Notas:

  • Este artigo é uma Opinião;
  • Os momentos escolhidos encontram-se organizados por Ordem Cronológica;
  • Só estão contabilizados os momentos presentes em Dragon Ball Z;

 

TOP 5 Momentos do Vegeta – Dragon Ball Z

 

# Vegeta é Poupado pelo Goku

Da Saiyan Saga (ou saga dos Guerreiros do Espaço, como por cá foi conhecida) a maioria apontará que o momento mais relevante do Vegeta é o icónico: “Está acima das 8000 unidades!!”. Porém, esta lista tem a intenção de celebrar os momentos mais marcantes para o personagem em si e não os mais marcantes para os fãs de Dragon Ball. Na minha opinião, o icónico momento acima mencionado está presente na memória dos fãs, não pelo que acrescenta ao Vegeta mas sim pela sua popularidade enquanto meme.

Dito isto, optei pela cena em que o Goku decide poupar-lhe a vida, porque além de ser um momento que o mantém no futuro da narrativa, é um momento que revela uma posição em que o príncipe dos Guerreiros do Espaço nunca imaginou estar. Ele preferia morrer ali que estar perante a misericórdia do planeta que veio conquistar. Eu sei que o Goku protagoniza o momento (e isso até o torna mais interessante), mas quem sai dele mais rico, a nível de desenvolvimento de personagem, é o Vegeta!

De qualquer dos modos, acho que melhor que uma leitura da descrição do momento, é precisamente rever a sequência. Ela fala por si.

Peço desculpa por ser a versão inglesa, a japonesa foi eliminada :/

 

# Vegeta e o Orgulho da Raça Saiyan

Se o momento da Saiyan Saga é responsável pelo desenvolvimento do Vegeta, então este momento em Namek, na Saga do Freeza, é responsável pela maior caracterização do personagem em toda a série. Além disso é uma cena que tem nela uma força adicional, que poderá passar despercebida devido à quantidade de episódios que separam os momentos.

Passo a explicar, vista de forma isolada a cena seria igualmente incrível: o Vegeta a contar o seu passado e a ter que suplicar ao Goku por ajuda, é por si só pesado tendo em conta a sua personalidade. Mas, além desta camada, há um pormenor que na minha opinião a torna especial: da primeira vez que esteve com ele foi misericordiamente poupado, da segunda vez vê-se obrigado a pedir-lhe ajuda.

É, também, importante relembrar que o relevo deste momento é delimitado pelo Vegeta ter sido escrito como um protagonista durante esta saga, o que deu espaço para explorar o passado dele bem como a sua relação com o Freeza, que acabam por conferir o contexto necessário para que esta cena funcione tão bem.

TOP 5 Momentos do Vegeta - Dragon Ball Z Vegeta Goku Namek

 

# O Orgulho/Arrogância do Príncipe dos Guerreiros do Espaço

Eu não me tinha apercebido o quão bom é este momento. Inicialmente escolhi-o porque, do Vegeta, dentro da saga do Cell, é o momento onde o personagem sofre um maior desenvolvimento, no sentido em que foi aqui que ele se superou, suplantando até o Goku ao criar algo único: o Super Vegeta! Claro que o visual também tem o seu quê de cool, o que auxiliou a minha decisão.

 

TOP 5 Momentos do Vegeta - Dragon Ball Z Super Vegeta Gif

 

À primeira vista, este momento é apenas a típica arrogância do Vegeta. Mas acho que é mais que arrogância ou até orgulho. Este é o momento que o Vegeta vê como oportunidade para provar que finalmente superou tudo e todos. Depois de ter sido derrotado em Namek, de ter que pedinchar por ajuda, de ter que observar não só o Goku como um rapaz que não conhecia de lado nenhum, ambos em Super Guerreiro, o Vegeta começou a sentir-se muito pequenino. Na cabeça dele, antes de chegar à Terra, via-se como um dos homens mais fortes do universo. Contudo, em pouco tempo, deparou-se com muita derrota.

Claro que, tendo tudo isto em conta, quando se vê na oportunidade de poder lutar contra um Cell em forma perfeita, acaba por o deixar absorver a última peça, a C18. Esta é a razão que me leva a considerar este um grande momento do Vegeta, apesar de ser um momento negativo, é um grande momento. É um momento bem escrito, é um momento que tem em conta tudo o que personagem passou até este ponto narrativo. As derrotas constantes levaram-no a evoluir, mas também o levaram a ficar cego por uma vitória, que o colocou de novo numa posição de derrota.

TOP 5 Momentos do Vegeta - Dragon Ball Z Vegeta vs Super Cell Gif

 

# O Sacrifício do Vegeta

Até este ponto tivemos momentos emocionalmente fortes, no entanto pesados. Este aqui também nos transmite uma carrada de emoções, mas é um momento bonito. Tem a sua parte pesada, claro, mas pelas mais variadas razões, é essencialmente um momento bonito do Vegeta.

Este é como o primeiro, revejam!

Razão #1

 

Razão #2

 

Razão #3

 

# Gogeta – Sintonia e Humilhação

Descobrir que o Gogeta é non-canon, diria que foi das coisas mais tristes que a minha longa relação com Dragon Ball teve. Isto porque o Gogeta é melhor que o Vegito (como se costuma dizer: now, fight me!). As razões são muitas, mas para este assunto interessa apenas uma: a mecânica da fusão.

Para a fusão do Vegito existe apenas o fator do Vegeta se ter que fundir no mesmo corpo que o Goku, porque o processo é simples, cada um usa um brinco e está feito. Eu sei… existe a consequência de, teoricamente, ficarem permanentemente em Vegito. Fundamento esse detalhe com: o Vegeta só soube deste pormenor no último segundo, de maneiras que não teve qualquer tipo de peso na decisão dele. (E para quem aprecia Dragon Ball Super está ocorrente de que agora existem Potaras temporários, o que retira este elemento de cima da mesa.)

Em contrapartida, para criar o Gogeta, além do Vegeta ter que partilhar o mesmo corpo com o Goku, é obrigado sincronizar uma coreografia com ele. O Vegeta aqui tem que ultrapassar o fator “humilhação” para criar a fusão, e o facto de ele ignorar isso pelo bem da Terra comunica muito à cerca de todo o desenvolvimento que o personagem teve.

 

E para vocês, quais os melhores momentos do Vegeta em Dragon Ball Z?

 


 

Já conheces a loja ptAnime? Temos lá esta figura original do Vegeta!

Visita-nos :  )

 


Artigos Relacionados:

Não vejo Dragon Ball Super. Posso ver Dragon Ball Super: Broly?

TOP 6 Razões para ver Dragon Ball Super Broly

Dragon Ball Super Broly – Ver ou não Ver?


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.