Yuri on Ice – Autor e Inspirações reais

por Raquel Cupertino
Yuri on Ice - Autor e Inspirações reais

Ao longo da série Yuri!!! on Ice vemos o nosso protagonista, Yuri Katsuki, viver uma derradeira montanha-russa de eventos. E se vos disséssemos que essa loucura, na verdade, aconteceu?

 

yuri-on-ice-episodio-1-coreografia-yuri-expressoes

 

Yuri!!! on Ice narra a história de Yuri Katsuki, um patinador japonês cuja a história começa logo após este ter fracassado na final do Grand Prix of Figure Skating Final. Depois disso, Yuri continua numa espiral decrescente de desempenho no Campeonato Japonês de Patinagem Artística, o que leva a um regresso ao Japão com o final da sua presença em competições na América. Contudo, um golpe do destino faz com que o herói pessoal de Yuri, Viktor Nikiforov, se transformasse no treinador de Yuri e, a partir daí, a viagem de Yuri de regresso para as grandes competições começa.

A série é uma animação original escrita por Mitsurō Kubo – ela é mesmo uma fã de patinagem artística. O seu amor e conhecimento pelo desporto deu realismo à série. O seu fanatismo pessoal pode, inclusive, ter sido a inspiração para o protagonista da série, Yuri.

 

Yuri on Ice – Autor e Inspirações reais
Yuri on Ice - Autor e Inspirações reais

Tatsuki Machida

 

Apresento-vos Tatsuki Machida, um patinador japonês da vida real. Se repararem o nome do atleta Machida e o sobrenome de Yuri são bastante semelhantes – Tatsuki e Katsuki – será mera coincidência?

E se vos disser que a carreira como patinador artístico de Machida teve algumas semelhanças impressionantes com a Yuri?

 

Machida começou a patinar em 1993, aos três anos de idade. Como júnior, Machida teve uma carreira razoavelmente bem sucedida antes de passar para sénior. No entanto, na sua primeira participação no Grande Prémio de Patinagem Artística de 2012, Machida ficou no último lugar, tal como Yuri. No subsequente Campeonato Japonês de Patinagem Artística, ficou em nono lugar – não tão mau quanto Yuri, que ficou num penoso último lugar – mas também não foi exatamente o seu ponto alto. Na época, Machida tinha 22 anos, aproximadamente a mesma idade de Yuri.

 

Yuri on Ice - Autor e Inspirações reais

 

Machida treinou sob alçada do antigo bailarino de ballet e atual coreógrafo de patinagem artística, Phillip Mills, conhecido por um estilo que une o ballet e a patinagem artística. Da mesma forma, Yuri teve aulas, em criança, com uma professora de ballet e no episódio três vemo-lo a ir ter com ela para o ajudar a incorporar os movimentos de ballet na sua coreografia.
Em Yuri !!! on Ice, Yuri é abordado pelo seu ídolo, Viktor, que quer ser o seu treinador depois deste assistir a um vídeo no YouTube onde Yuri aparece a patinar. Durante toda a série, Viktor surge como treinador e coreógrafo de Yuri.

 

Yuri on Ice - Autor e Inspirações reais

 

Machida Tatsuki, por outro lado, era um admirador do coreógrafo e medalhado olímpico suíço, Stéphane Lambiel. Lambiel foi também coreógrafo de Machida. Isso aconteceu depois de Lambiel ter assistido um espetáculo patinagem de gelo de Machida e ter ficado comovido com o seu desempenho. Lambiel disse numa entrevista,

“Assistir à patinagem de Tatsuki era como nos apaixonarmos. Ele tem algo especial. Eu senti que a sua técnica e talento artístico continuariam a crescer.”

 

Aliás, Lambiel foi convidado a dar voz no anime representando a sua própria personagem no último episódio de Yuri!!! on Ice.

 

Yuri on Ice - Autor e Inspirações reais

 

O coreógrafo designado para as performances que aparecem em Yuri!!! on Ice é ex-patinador Kenji Miyamoto. O mesmo Miyamoto que que trabalhou como coreógrafo de Machida.
Após a experiência acima mencionada de Machida no Grand Prix, este continuou a participar tendo ficado em quinto lugar nos 22º Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia e ganho medalha de prata no ISU World Figure Skating Championships em 2014. Para todos aqueles que assistiram à série, este trajeto lembra-vos alguém?

 

 

De facto, Yuri Katsuki e Tatsuki Machida parecem ter muito em comum. Mas terá sido tudo intencional por parte da autora, Mitsurō Kubo?

Bem, por agora vamos dizer que esta é certamente uma grande fã!

 

Alguns dos meus vídeos preferidos de Tatsuki Machida: 

 

 


Sugestão para amantes e curiosos de patinagem artística no gelo:

Yuri on Ice na Vida Real – Vídeos de fãs


 

Artigo baseado em: Anime Now

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.