ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime

10 Anime Obrigatórios: Parte 1 – Pedro Costa

shikataganai por shikataganai
16/10/2020
em Anime, Em Destaque, Notícias, Principais Categorias, Slider, TOPs

Antes de mais, o título deste artigo é um pouco clickbait. “Obrigatório” é um termo pesado para o que pretendo, mas é inegável que chama a atenção – quer de homem quer de máquina.

O propósito desta rubrica é, essencialmente, compilar obras que eu considero serem imperdíveis para qualquer fã de anime – seja ele iniciado ou “já tenha anos de carreira”. Estas listas ajudar-me-ão igualmente, não só a organizar algumas das minhas ideias sobre estes expoentes da animação, como também levar-me finalmente a assistir a anime que há muito estão na minha watch list com a “anotação” de clássico e/ou preciosidade.

 

Mas como apresentar os títulos “obrigatórios”?

A conclusão a que cheguei foi listar 20 géneros [gerais] de anime, dividi-los aleatoriamente em dois grupos de 10 e, para cada parte desta rubrica, apresentar 10 imperdíveis presentes da animação, independente do seu formato (série anime, filme, OVA, OAD, curta).

Sim, cada anime apresenta mais do que um género, mas não farei repetições. Ah, outra coisa, nada de demografias – kodomo, shounen, shoujo, seinen e jousei – já que isso só iria complicar ainda mais o processo.

Cada entrada na lista será destacada de opening, ending, tema da banda sonora ou cena particular, sendo igualmente acompanhada de uma nota sobre a minha selecção, de tamanho variável claro.

 

Pronto, explicação chata concluída vamos aos primeiros 10 títulos?

 

10 Anime Obrigatórios: Parte 1 – Pedro Costa:

♠ Comédia

Golden Boy | OVA [1995]

As aventuras de Kintaro Oe são mais do que aparentam. Apelidar Golden Boy de uma mera comédia com humor juvenil seria um erro – embora também tenha muito disso. É genuinamente hilariante e soma a isso um “coração” incrível, cheio de lições para guardar para a vida. Preparem-se para seis episódios de chorar a rir e, espero eu, algo mais.

 

 

♠ Aventura

Dragon Ball | Série Anime [1986]

Sim, o original! Para além de todos os motivos que possa arranjar, temos o mais óbvio: é inspirado numa história mítica de aventura que provavelmente é sinónimo da palava em si – Jornada ao Oeste. É magnificamente temperado com arcs de torneio que marcaram gerações e inspiraram sucessores, mas na sua essência é a mais pura das aventuras e eu estou mortinho por revê-la. Se começaram com o Dragon Ball Z e nunca viram o original, se não o vêem desde a vossa infância, ou se nunca sequer viram nada da franquia… talvez agora seja uma boa altura!

 

 

♠ Psicológico

Death Note | Série Anime [2006]

Death Note, neste caso em particular a adaptação anime, é, e será sempre, “membro” daquelas obras que eu tenho como gateways para o mundo anime. É o anime ideal para dares a conhecer a alguém que só está familiarizado com o mundo esbatido do entretenimento ocidental, um universo com possibilidades ilimitadas. Mas mais que isso, continua a ser uma narrativa que te agarra todos os sentidos, te estimula cerebralmente e te deixa à beira do assento. Mesmo com os notórios pontos mais fracos da história, o seu status como um dos grandes do género permanece firme.

 

 

♠ Sobrenatural

Bakemonogatari | Série Anime [2009]

Eu sei, este tema é um meme na comunidade anime. Mas, como quase tudo na obra, até os openings têm as suas particularidades. Cada opening de Bakemonogatari é interpretado pela seiyuu que dá voz à rapariga em foco naquele “arc”. E isto é a ponta de um profundo icebergue. Seja pelos complexos mas hipnóticos diálogos, seja pelas estranhas e ainda assim reais relações entre Ararararararararagi e as restantes personagens, o anime deve mesmo ser visto.  É capaz de ser uma das recomendações mais difíceis de se fazer, tal o seu estilo tão único originado por NisiOisiN e expandido para anime pelo estúdio SHAFT, mas acreditem que deviam mesmo mergulhar nesta bizarra experiência. E, claro, se gostarem como eu, preparem-se para o mundo caleidoscópico de Monogatari Series, onde Bakemonogatari se insere.

 

 

♠ Mecha

Code Geass | Série Anime [2006]

Esta escolha pode ser um pouco cop out, ainda que o anime encaixe no género. Isto porque, como quem já viu Code Geass sabe, embora abundantemente presente, a componente mecha da narrativa está longe de ser o seu núcleo. Se trocassem mechas por tanques o resultado seria o mesmo. O que é certo é que a minha primeira lista nesta rubrica tinha que ter Code Geass, um anime que transcendeu tudo o que eu pudesse esperar e que me trouxe de volta ao mundo anime. Um anime que deve ser visto e revisto, repleto de momentos viscerais e com uma das mais icónicas personagens da animação.

 

 

♠ Isekai

No Game No Life | Série Anime [2014]

Devo confessar que o mui popular género isekai é um com o qual estou seriamente em falta. Só vi alguns exemplares e desses apenas alguns dignos de real destaque. Tenho que colmatar esta falha. Mas, mesmo que já tivesse visto 20, a minha primeira escolha para representar o género seria sempre No Game No Life. Personagens mega cativantes, um mundo a transbordar de maravilhas, uma narrativa fluida que prende qualquer um e, claro, arte única proporcionada por uma fantástica equipa técnica no estúdio Madhouse. Provavelmente o anime para o qual mais gente quer a segunda temporada. Isso também quer dizer algo!

 

 

♠ Desporto

Haikyuu! | Série Anime [2014]

A adaptação anime de Haikyuu! é uma pérola. É a escolha ideal tanto para atrair fãs de anime ao género, como para os fãs do género reafirmarem a sua paixão por desporto. Repleto de hype e personagens maiores que a vida, não descora em momento algum aquilo que, para mim, é o melhor de narrativas desportivas: o acompanhamento da jornada de um jogador ou de uma equipa. Tem momentos de animação que ameaçam quebrar uma ou outra lei da física, mas sente-se que é assim para expressar algo que a simples reprodução realista não conseguiria. É o melhor de dois mundos: toda a vertigem de combate/jogos com “poderes”, sem nunca deixar de decididamente ser voleibol. Imperdível!

 

 

♠ Slice of Life

K-ON! | Série Anime [2009]

Não me venham com tretas de, “Isto é moe! Nem pensar.” e “Que é isto de raparigas fofas, a fazerem coisas fofas!? Onde está o chamariz?”. Purguem tais ideias da vossa cabeça se elas aí estão. K-ON! é uma dádiva – já agora, obrigado Kyoto Animation, por tanta coisa, mas obrigado por K-ON!. Podia mesmo estar no género de música ou até comédia, mas acho que é neste que o anime melhor se enquadra. Mais do que 4 meninas a formarem um grupo de música ligeira, Yui, Ritsu, Mio e Tsumugi são reflexos fascinantes e enternecedores da amizade juvenil e da vida escolar. Seria capaz de ver o seu dia-a-dia interminavelmente.

 

 

♠ Sci-Fi

Ghost in the Shell | Filme Anime [1995]

Há clássicos que são clássicos por um motivo. E depois ainda existem aqueles cuja mestria desafia a convenção e excede as expectativas. Ghost in the Shell tem uma bagagem pesada em termos de iconicidade. Em pleno 2020 seria fácil assumir que aquilo que lhe conferiu o seu estatuto lendário, se diluiu com todas as inovações tecnológicas no mundo real, técnicas modernas de animação e sobrelotação de títulos mundiais no género sci-fi. Contudo, GitS é sem dúvida um pilar mestre da animação japonesa e, a par de AKIRA (noutra altura falaremos desse colosso), é talvez o anime que mais influenciou o género, não só no país do sol nascente, como até na egocêntrica e narcisista ‘Murica (p.e. The Matrix). VEJAM!

 

 

♠ Mistério (e associados xD)

Baccano! não se presume cool. Baccano é cool! Em termos de o que de facto essa adjectivação significa, Baccano! está de mãos dadas com Cowboy Bebop. A espaços, a história parece difícil de acompanhar, dada a estonteante quantidade de personagens, mas a grande maioria destas é tão interessante e divertida, que simplesmente desfrutamos da viagem e, pun intended, apanhamos o comboio narrativo mais à frente. Devem a vocês mesmos reservar tempo para ver Baccano!, sobretudo se precisarem de algo para vos levantar o astral. E depois, para lá dos seus poderes antidepressivos, o anime agarrar-vos-á de outras formas.

 

 


E a primeira parte chegou ao fim. Que tal vos parecem estas escolhas? Deixem a vossa opinião, e os vossos imperdíveis nos comentários abaixo!

Se por acaso os nossos gostos se alinharem, certamente o que escolheram aparecerá nesta rubrica, posteriormente.

Até à parte 2!

 


Artigos Relacionados:

TOP 10 Temas de Batalha em Anime Shounen – Pedro Costa
10 Anime cuja continuação ainda anseio – Pedro Costa

 

Tags: AnimeBaccano!BakemonogatariCode GeassDeath NoteDragon BallGhost in the ShellGolden BoyHaikyuu!!K-On!No Game No LifeOpiniãoTOPs
shikataganai

shikataganai

Traduzindo a pensar que "monto puzzles", absorvo tudo quanto posso do Japão e sobre o Japão (sei 0.001% xD). O ptAnime é a minha casa, façam favor de entrar!

Artigos Recomendados

The Childe Análise destaque
Análises

The Childe – Análise a uma corrida a alta velocidade, de muita ação e mistério

30/09/2023
MARS RED Volume 2 destaque
Notícias

MARS RED Volume 2 lançado em Setembro pela Midori Editora

por Cátia Coelho
30/09/2023
Novo Anime de Rurouni Kenshin antevê 2ª Metade com Novo Trailer
Notícias

Novo Anime de Rurouni Kenshin antevê 2ª Metade com Novo Trailer

por André Rodrigues
29/09/2023
Novo Anime de Kinnikuman chega em 2024 pela Production I.G
Notícias

Novo Anime de Kinnikuman chega em 2024 pela Production I.G

por André Rodrigues
29/09/2023
Yuru Camp 3ª Temporada revela Artistas Musicais e Vídeo Promocional
Notícias

Yuru Camp 3ª Temporada revela Artistas Musicais e Vídeo Promocional

por André Rodrigues
29/09/2023
Próximo Artigo
Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen - Primeiras Impressões

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen - Primeiras Impressões

Fist of the North Star - Manga em Inglês pela Viz Media

Fist of the North Star - Manga em Inglês pela Viz Media

BTS conseguem 19ª Vitória para “Dynamite”

BTS conseguem 19ª Vitória para “Dynamite”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis
Anúncio
Discord ptAnime

Recomendamos...

Jujutsu Kaisen - Como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari?
Jujutsu Kaisen

Jujutsu Kaisen – Como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari?

08/11/2022
Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
Ragna Crimson estreará com Episódio de 1 Hora
Notícias

Ragna Crimson estreará com Episódio de 1 Hora

12/08/2023
How Do You Live? - Ghibli revela imagens do novo filme de Hayao Miyazaki
Notícias

The Boy And The Heron vai estrear em Portugal!

23/09/2023

Últimas Análises

The Childe Análise destaque

The Childe – Análise a uma corrida a alta velocidade, de muita ação e mistério

Terror na Montanha - Opinião

Terror na Montanha – Opinião Manga

27/09/2023
Manga A Menina que Veio do Outro Lado Volume 1 - Opinião

A Menina que Veio do Outro Lado Volume 1 – Opinião

26/09/2023
ptAnime

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist