TOP 10 Temas de Batalha em Anime Shounen – Pedro Costa

por Pedro Costa
TOP 10 Temas de Batalha em Anime Shounen - Pedro Costa

Existe a noção de que um anime nasce, muitas vezes, para em primeira instância promover a obra original. É uma “infeliz necessidade” porque a generalidade das pessoas sente-se mais atraída às “luzes de ecrãs” que nem traças, que às páginas de uma revista, tankoubon ou omnibus.

Ainda assim, quando bem feito, o anime deixa de ser um mero apêndice ou portal para o manga e torna-se algo mais, permitindo que este funcione sozinho sob o holofote, ou acrescente algo à nossa experiência de leitura.

É fácil ver a distinção, na medida em que um anime é… animado e um manga não. Contudo, acho que a maior “contribuição” de um anime para a sua independência artística e simultânea capacidade de elevar a leitura de um manga, está no som.

Decompondo o som em anime temos:

  • Vozes
  • Música
  • Efeitos sonoros e foley

 

Este é o primeiro artigo que tenciono fazer sobre esse mesmo assunto. Noutra ocasião falarei da prestação vocal pelos seiyuu e a sua contribuição para tornar uma personagem num ícone. E, se for do vosso interesse, poderei tocar no assunto dos efeitos sonoros. Mas, comecemos pela música! 😀

A música, quando incluída noutros meios, serve para criar um tipo de sensação no espectador. De coisas boas a más, a música consegue dar força a qualquer cena quando bem empregada. Tem ainda a particularidade de imprimir imagens no nosso cérebro que depois são projectadas sempre que ouvimos um tema particular, mesmo quando estamos na secção de enlatados do supermercado.

Hoje, e porque quero começar por algo bem familiar a muitos de nós, vou incidir num sub-grupo da música que permeia as adaptações anime – os temas de batalha – com foco particular em battle/action/adventure shounen.

Aqui o intuito é simples e tão, tão eficaz: gerar HYPE! Temas de batalha poderosos deixam-nos em pele de galinha só de pensarmos neles, às vezes nem precisamos de recordar o anime. Às vezes, parecem a banda sonora da nossa vida.

 

O artigo já vai longo não é? Vamos passar à música? [Sugiro até que ouçam os temas aqui enquanto lêem o artigo. Pode ser que as minhas palavras “ecoem” de forma mais épica.]

 

Então, o meu nome é Pedro Costa, gosto muito de música, adoro música em anime e este é o meu TOP 10 Temas de Batalha em Anime Shounen.

 

 

TOP 10 Temas de Batalha em Anime Shounen – Pedro Costa:

 

10 – ” OVERTURE: FAIRY TAIL Main Theme” – Composição: Yasuharu Takanashi

Fairy Tail

 

 

9 – “attack ON titan” – Composição: Hiroyuki Sawano / Voz: Mika Kobayashi

Shingeki no Kyojin

 

 

8 – “The Cyborg Fights” – Composição: Makoto Miyazaki

One Punch Man

 

 

7 – “Tsuna Kakusei” – Composição: Toshihiko Sahashi

Katekyo Hitman Reborn

 

 

6 – “M811: Battle Theme” – Composição: Shunsuke Kikuchi

Dragon Ball Z

 

 

5 – “Number One” – Composição: Shiro Sagisu / Voz: Hazel Fernandes

BLEACH

 

 

4 – “Perfect Time” – Composição: Hiroyuki Sawano e Takafumi Wada/ Voz: mpi e Mika Kobayashi

Nanatsu no Taizai

 

 

3 – “Luffy Moukou” – Composição: Shiro Hamaguchi

One Piece

 

 

2 – “You Say Run” – Composição: Yuki Hayashi

Boku no Hero Academia

 

 

1 – “The Raising Fighting Spirit” – Composição: Toshiro Masuda

Naruto

 

E pronto, cheguei ao fim… por agora!

Claro que isto foram escolhas inteiramente pessoais. Temas diferentes reverberam em nós de maneira diferente. Espero que gostem e me digam quais os vossos favoritos.

Que temas hypam a vossa vida e abrilhantam a vossa visualização de anime? Digam-me nos comentários!

 


Artigos Relacionados:


 

2 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

2 comentários

kurapikaD.Deku 28 Junho, 2020 - 20:18

Bom Top

Pessoalmente prefiro a “Luffy Moukou” e a “You say run” à do “The Raising Fighting Spirit”, os gostos são sempre pessoais e este top é teu 🙂

Fez-me recordar grandes momentos.

Responder
Pedro Costa 29 Junho, 2020 - 10:47

Obrigado pelo teu comentário kurapikaD.Deku =)

Acredita que, sobretudo os 5 primeiros, foram difíceis de organizar e foram listado na base de “se tivesse arma apontada à cabeça”. O que acontece de verdade varia de dia para dia e conforme ou que estou a viver ou a ler, ou a ver. Por isso a tua apreciação é muito válida =) já houveram dias em que ouvi a “Luffy Moukou” e a “You say run” vezes sem conta. Ainda o faço =)

Se calhar a nº 1 ficou em honra de um passado distante. Ainda assim , acho podemos concordar que são todas boas mesmo 😀

Obrigado novamente ^_^

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.