Como ser um editor no Japão? | Parte 2

por Raquel Cupertino
Como ser um editor no Japão? | Parte 1

A editora Mayu da revista japonesa Monthly Comic ZENON, decidiu responder às perguntas dos seus fãs sobre o seu trabalho e a possibilidade de seguirem a sua carreira. Enquanto editora, o seu trabalho é ajudar o artista manga (mangaká) a fazer o seu manga, e tal como ela muitos outros o querem ser!

Deixo-vos com a segunda parte da fantástica entrevista sobre como ser um editor no Japão.

 

Como ser um editor no Japão?

#6 – Quanto tempo demora a publicar uma revista? Como é feito o processo de criação de manga?

O estilo mais comum de publicação é a semanal ou a mensal. Claro que existem outros tipos como o quinzenal, bi-mensal, e muito mais… mas aqui irei excluir esses exemplos de publicações.

Uma revista semanal de manga (por exemplo a Shounen JUMP) geralmente possui 19 páginas por história. Para um manga normal, os storyboards são feitos em 2-3 dias e os desenhos em 3-4 dias, o que equivale a quase uma semana. Por outro lado, um manga numa revista mensal (por exemplo a Comic ZENON) tem aproximadamente 45 páginas por história. Isso faz com que o artista trabalhe 7 dias só para o storyboard e 14-20 dias para o desenho.

O nosso patrão, Mochida-san, trabalhou para os dois tipos de revistas e, segundo ele, a chave para o sucesso é ser-se inteligente na gestão do tempo. O corpo humano possui um limite… logo tudo o que podemos fazer é coordenar a agenda com as nossas próprias capacidades. Depois disso, o mangaka só terá que cumprir a data de entrega. Por outras palavras, tu podes começar o mais cedo que desejares, ou terminar o mais tardar que preferires, desde que não falhes a data de entrega!

(Mas agora que leste esta série de questões dedicadas aos editores, acredito que saibas que o melhor é entregar o trabalho cedo… para bem do trabalho do editor!)

 

#7 – Quanto tempo demora um mangaka a desenhar uma página? Eles usam algum programa de computador para o manga?

Isso depende do artista manga. Basicamente, é pedido ao artista manga para terminar 3 páginas num dia, se ele estiver a trabalhar para uma revista semanal. Se estiver a trabalhar para uma revista mensal, o pedido será uma página por dia. Mas tal como disse antes, o que tens de fazer é entregar antes da data de entrega!

Todos os anos, mais e mais artistas usam tecnologias digitais para desenhar manga. Ao mesmo tempo, existem muitos programas de computador que são bastante eficazes para o desenho. Com toda essa tecnologia disponível, acho que o melhor software é aquele com que tu trabalhares melhor.

 

#8 – Os editores têm que promover o seu trabalho? Tal como escrever um artigo sobre isso? O que um editor pode fazer para ajudar a promover o seu trabalhado ao público?

Sim eles promovem! A promoção que geralmente fazemos baseia-se em escrever em blogs e no Twitter, mas também visitamos livrarias e falamos com os vendedores, e pensamos também em estratégias de venda. Esses planos incluem visualização de projetos, produção de eventos e colaboração noutros. Num próximo artigo irei pedir a um dos nossos editores para falar sobre essa questão em particular.

 

#9 – Que tipo de artigos a Zenon possui?

Só agora é que me apercebi que não vos tinha apresentado os nossos mangas! Bem, gostaria de vos apresentar todos os mangas que estamos a publicar atualmente na Comic ZENON.

 

ANGEL HEART 2nd Season / Tsukasa Hojo

 

Como ser um editor no Japão

 

Trata-se de um spin-off da série City Hunter. A história gira em torno de um homem chamado Ryo Saeba, uma rapariga de nome Xiang-Ying, e os seus companheiros, que ajudam a população da cidade de Shinjuku. O tema da história é “amor familiar”, e todos os capítulos são de enternecer.

 

ARTE / Kei Ookubo

 

Como ser um editor no Japão

 

ARTE” é uma história sobre uma jovem rapariga chamara Arte, que deseja tornar-se uma artista. A narrativa acontece em Firenze (Itália) durante o período do renascimento (século XIV). Arte ultrapassa todas as dificuldade com extrema coragem e força de ferro!

 

Chiruran -Shinsengumi Requiem / Story: Shinya Umemura, Manga: Eiji Hashimoto

 

Como ser um editor no Japão

 

Trata-se também de um spin-off de outro manga, “Tensho no Ryoma“. “Chiruran” é sobre figuras históricas, os “Shinsengumi“, uma força policial especial que existiu durante o período Edo (século XIX) no Japão. Os protagonistas Hijikata, Kondo, Okita, etc, irão enfrentar vários tipos de inimigos para o bem do seu Bushido!

 

Concierge Imperial / Manga: Michihiko Touei, Original Idea: Hideyuki Ishizeki

 

Como ser um editor no Japão

 

Sequela da série manga de longo curso, Concierge, que procura a base da hospitalidade através do estudo do estilo manga. “Imperial” é sobre uma rapariga chamada Yuna Mogami, uma menina repatriada que trabalha numa casa de repouso para idosos. A sua experiência irá fazê-la crescer!

 

DD Hokuto no Ken  / Manga: Kajio, Original Idea: Tetsuo Hara, Buronson

 

Como ser um editor no Japão

 

O manga é um spin-off da obra prima “Fist of the North Star“! A história tem lugar num universo alternativo de “Fist of the North Star“, onde não existiu nenhuma guerra nuclear. As personagens são colocadas num “Design de Deformação” e têm uma vida alegre e caótica.

 

“Do-do-ma” / Jun Shiraishi

 

Como ser um editor no Japão

 

Uma história de fantasia sobre um rapaz que vive dentro de um gigante chamado “Dodoma“. Com uma história tão séria e intensa desenhada sob um estilo fofo, é certo que ficarão rendidos. Muitos mistérios serão revelados no futuro!

 

“Gifuu DouDou!! Naoe Kanetsugu” – Maeda Keiji Hana Gatari (Talking under flowers)- / Story: Tetsuo Hara, Nobuhiko Horie, Manga: Masato Deguchi

 

Como ser um editor no Japão

 

Um spin-off do manga do autor Hara, “Hana no Keiji”. O protagonista é o seu amigo, o guerreiro japonês Kanetsugu Naoe, que vive no século XVI. Neste manga cheio de masculinidade, vemos guerreiros durante o período Sengoku.

 

“Gifuu Doudou!! Kaze no Gunshi” (The tactician of wind) -Kuroda Kanbei – / Story: Tetsuo Hara, Nobuhiko Horie, Script: Hiroyuki Yazu, Manga: Toshiaki Yamada

 

Como ser um editor no Japão

 

Outro manga da série Gifuu Doudou. O protagonista é Kanbe Kuroda, um guerreiro com grande intelecto. Com a colaboração do popular guionista Hiroyuki Yazu, os excêntricos planos de Kanbe tornam-se hilariantes.

 

Hakoniwa to Papillon (A Miniature Garden and Papillon) / Saki Akamura

 

Como ser um editor no Japão

 

O fantástico título que começa este mês de fevereiro! Durante a guerra, o génio cientista Alincia tenta inventar um sistema chamado “Papillon“, o qual dá sentimentos aos robots. A história é repleta de ideias interessantes, que te farão pensar sobre ética.

 

HANAKAKU: The Last Girl Standing / Katsunori Matsui

 

Como ser um editor no Japão

 

A história de Hanaka, uma rapariga estudante do ensino secundário, como começou a praticar kickbox com o objetivo de se tornar “forte”. Alguns artistas famosos como Eiichiro Oda (One Piece) e Hajime Isayama (Shingeki no Kyojin) são fãs deste manga. Segue a rota típica de um manga de desporto, como tal é garantida muita adrenalina!

 

Ikusa no Ko: Oda Saburo Nobunaga-Den (The Child of War) / Story: Seibo Kitahara, Manga: Tetsuo Hara

 

Como ser um editor no Japão

 

Uma grande colaboração do legendário Tetsuo Hara e o guerreiro japonês preferido do Japão, Nobunaga Oda! Hara re-escreve a história japonesa através da sua forma única de a contar. No final, todos iremos gritar pelo estilo incomparável de Nobunaga.

 

Manga Senmon Gakkou-sei no Seishun (A Comics Vocational School Student’s Youth) / Story: Ryoichi Yokoyama, Manga: Kotaro Yamada

 

Como ser um editor no Japão

 

Alguma vez pensaram como seria ser-se estudante de uma universidade de banda desenhada? Neste manga é explicado como criar um grande manga! Divirtam-se com a histérica vida de artistas manga durante o seu trabalho.

 

Mononoke: Zashiki-warashi / Manga: Yaeko Ninagawa

 

Como ser um editor no Japão

 

Atualmente o meu manga preferido na ZENON! O manga é baseado numa animação popular no Japão. Trata-se de uma história misteriosa sobre um vendedor de medicamentos que viaja para afastar o “mononoke” – espíritos não-naturais que por vezes causam problemas. Existe uma prequela “Mononoke: Umibozu” e “Mononoke: Bakeneko”.

 

Narusawa-kun wa Oishii Kao ni Koi shiteru (Narusawa-kun is in love with the delicious look)/ Rei Yamada

 

Como ser um editor no Japão

 

O novo manga tem início em março! Narusawa-kun é um estudante do ensino secundário que está sempre carrancudo. Mas há uma coisa que o faz sorrir… ver que as pessoas gostam da sua comida!

 

Ningyo no Ouji-sama: Mermaid Prince / Yuana Kazumi

 

Como ser um editor no Japão

 

Uma inovadora história de amor! Uma sereia de nome Sango, sonha em tornar-se uma humana e apaixonar-se, contudo termina transformada num rapaz! Ela (ele) passa os seus dias com um humano rapaz chamado Manato. Divirtam-se com esta comédia romântica entre Manato e Sango!

 

Nobo san to Kanojo? (Nobo-san & HER?) / Molico Ross

 

Como ser um editor no Japão

 

Nobo-san é um estudante universitário que vive num apartamento… com um fantasma!? Uma comédia que descreve o dia a dia de um vegetariano e um fantasma. As personagens são fantásticas!

 

Obaachan Shoujo Hinata chan ( Hinata-chan – the “Granny Girl” ) / Asa Kuwayoshi

 

Como ser um editor no Japão

 

A protagonista Hinata-chan é uma rapariga normal que frequenta um jardim de infância, no entanto ela possui pequeno um segredo. O seu espírito é o de uma idosa! O seu comportamento é tão semelhante a uma velhinha que chega a ser fofo!

 

Oda Cinnamon Nobunaga / Una Megurogawa

 

como ser um editor - Oda capa manga

 

Outro manga sobre o lendário senhor da guerra, Nobunaga Oda. Desta vez, ele reencarna num cão! O manga de paródia observa as tendências pop japonesas sob um ponto de vista único. A maioria das personagens são baseadas em figuras históricas japonesas.

 

Ohayo toka Oyasumi toka (Good Morning to Good Night) / Machita

 

Como ser um editor no Japão

 

Uma terna história sobre irmãos com diferentes mães. Pouco a pouco, o protagonista Wahei e as suas irmãs Hotaka, China e Chise aprendem como ser uma “verdadeira” família… Este manga fará pensares sobre o que realmente significa ser uma família.

 

Otoriyose Ouji Iida Yoshimi (The Mail-Order Prince, Iida Yoshimi) /  Shiho Takase

 

Como ser um editor no Japão

 

Quinta-feira à noite é o momento preferido de Lida-kun… É o dia em que ele pode desfrutar de comida encomendada por email! Um manga repleto de interessantes ementas e alimentos. Irás adorar as expressões faciais de Lida-kun enquanto saboreia as maravilhosas comidas que encomenda!

 

Suzuki san wa Tada Shizuka ni Kurashitai (Suzuki Just Wants a Quiet Life) / Hirohisa Sato

 

Como ser um editor no Japão

 

Uma história sobre um rapaz e a sua assassina-da-porta-ao-lado, Suzuki-san. Uma história arrepiante com episódios de enternecer, ao longo do manga. A forma como Suzuki-san conhece o “amor familiar” é simplesmente adorável…

 

Tokyo Share Story / Story: Mikiko Takahashi, Manga: Rieko Tada

 

Como ser um editor no Japão

 

Este novo manga começou em dezembro, e narra a vida de 5 mulheres que vivem juntas numa casa em Tóquio. Com todas as 5 mulheres com idades próximas dos 40 anos, consegues imaginar o que verdadeira felicidade significa!

 

Wakako Zake / Chie Shinkyu

 

Como ser um editor no Japão

 

Wakako Murasaki, uma rapariga de 26 anos, nasceu com uma língua que adora beber. Noite após noite, ela procura pelo melhor alimento comer acompanhada com Sake. Este é um manga que te fará crescer água na boa! “Pushuuu“.

 

Yokoshima na Eguchi kun / Yukiko Nozawa

 

Como ser um editor no Japão

 

Os melhores momentos eróticos estão escondidos por todo o lado ao longo do dia a dia. Eguchi-kun, apesar da sua tenra idade, é o mestre em encontrar esses momentos! Este é o manga que mudará a tua vida em 180º!

 

 

Tantos títulos publicados todos os meses! Espero que vocês se tenham interessado mais pelas nossas obras. Eventualmente acabaremos por publicar versões traduzidas dos mangas, logo fiquem atentos!

Também escrevemos artigos como:

“The Mail-order Note (Otoriyose Note)”, o qual introduz produtos fabricados na “Otoriyose Ouji”.

 

Como ser um editor no Japão

 

Ou o “Monthly ZENONLAND“, onde os leitores competem entre si com divertidas ideias.

 

como ser um editor - publicidade 2

 

E alguns artigos com a colaboração de famosos comediantes japoneses!

 

como ser um editor - publicidade 3

 

Cada um deles tão informativo e divertido! Espero que tenham gostado deste artigo sobre como ser um editor no Japão! E tu, também desejas ser um editor ou mangaká no Japão? Deixa o teu comentário!

 

Fonte: Manga Audition

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.