GOT7 – Álbum “SPINNING TOP” Análise

por Baltas
GOT7 - Álbum "SPINNING TOP" Análise

Chegamos à altura de mais uma análise de álbuns de K-pop! Como já explicado no artigo anterior, esta análise é feita aos olhos de um ouvinte e apreciador de K-Pop. Não sou músico nem tenho qualquer formação em música.

Nesta análise irei dar a minha opinião quanto às várias músicas presentes neste álbum e, caso haja, do MV da música. Após a análise individual a cada música, será feita uma geral do mesmo.

Neste artigo, o álbum selecionado é o “SPINNING TOP: BETWEEN SECURITY AND INSECURITY” dos GOT7.

 

GOT7 – Álbum “SPINNING TOP” Análise

 

GOT7 - Álbum "SPINNING TOP" Análise

 

01. 1º

 

A música começa de forma lenta e suave e quando se pensa que vai haver o “drop”… sou completamente apanhado desprevenido, pois o verdadeiro “drop” aparece um pouco mais à frente em que o ritmo aí acelera (mas não muito), voltando novamente ao ritmo delimitado durante e para toda a música, que é um não muito rápido. A música tem uma batida interessante, um pouco obscura, algo que até se enquadra com a letra.

Falando na letra, essa faz jus ao título do álbum e ao que ele quer realçar, que são as inseguranças e o que nos pode dar mais conforto. Durante a música, os membros demonstram a sua insegurança e talvez um pouco de medo através da letra, algo comprovado com a parte inicial do refrão “Look at me I’m afraid“.

A nível geral, uma música interessante e que apresenta muito bem a temática do álbum e me deixou intrigado para o que viria mais à frente.

 

02. ECLIPSE

 

Uma faixa principal com um tipo de música muito ao estilo dos GOT7, que, de certa forma, já têm delineado. Achei muito interessante o vestuário escolhido para a coreografia no refrão,  que coincide muito bem com o eclipse em “fast motion“, um cenário no refrão que volta a ser repetido, não no 2º verso mas no “bridge”, em conjunto com o cenário da parte do refrão após o 2º verso.

Gostei do cenário atribuído a cada membro e em especial, gostei bastante do cenário do Jinyoung e do Mark (este último que deve ter dado uma trabalheira imensa). Penso que o cenário dado a cada membro espelha na perfeição o que esta música quer transmitir, que é o medo do erro e de falhar à pessoa amada. O cenário concedido ao Jackson mostra-o fechado numa “caixa” de vidro já quebrada em vários sítios (possivelmente por uso da força do próprio), que pode querer demonstrar uma caixa de insegurança de uma pessoa que quer sair, libertar-se.

Os cenários do Jinyoung e do Yugyeom são algo semelhantes, pois podemos ver ambos a andar numa espécie de “loop” interminável, o que pode querer transmitir-nos as voltas que a nossa cabeça dá quando estamos com medo e nos sentimos inseguros. O que pode parecer que, o que quer que façamos, não chegamos a lado nenhum. A sala de espelhos em que o JB está inserido pode ser interpretada, de alguma forma, como a nossa consciência, uma vez que as nossas preocupações e medos podem ser exponencialmente aumentados ao “pensarmos demasiado no assunto” e nos deixarmos levar por esses sentimentos.

Após ver e ouvir este MV, percebi perfeitamente a escolha deste títuloEclipse“. Isso, como sabemos, é o desaparecimento temporário de um astro causado pela transposição de outro à sua frente, do nosso ponto de vista.

A meu ver, o que os GOT7 quiseram mostrar com isto, é que, muitas vezes, as incertezas que temos na nossa cabeça e o que pensamos podem levar a melhor por alguns períodos de tempo, fazendo com que fiquemos em baixo mas, tal como um eclipse, é uma coisa temporária, uma coisa ultrapassável como os pensamentos negativos, as incertezas, que com o trabalho intrínseco, com a ajuda de outrem, podem ser ultrapassados.

 

03. 끝 (The End)

 

O ritmo desta música é perfeita para uma slow dance até à parte do refrão, até talvez para uma dança mais intima devido à batida da música, ao seu ritmo.

Apesar da triste mensagem que os rapazes nos transmitem com esta música, o som até é bastante animado e gostei bastante desta combinação!

Através da letra, posso perceber que esta é uma música de separação, em que os membros despedem-se do seu amor, relembram os bons tempos e como o que lhes resta é apenas mágoa e tristeza.

 

04. TIME OUT

 

Fiquei algo surpreso com o início da música. O uso de um xilofone (pelo que me pareceu) não é algo muito comum. Esta música faz uso de sons pouco comuns, o que a torna única.

Para mim, é um conjunto de sons a que tenho de me acostumar com o tempo, pois não fiquei com muitas certezas sobre o que achava desta música quando a ouvi pela primeira vez.

Quanto à letra da música, pelo que me deu a perceber, os membros pedem um tempo, para poderem espairecer, relaxar um pouco.

 

05. 믿어줄래 (Believe)

 

Pela letra desta música, os membros pedem um pouco de confiança, por mais que sejam desleixados, algo desastrados, para que a pessoa especial continue a seu lado, visto que eles sentem que essa pessoa é quem os pode ajudar a resolver as suas incertezas, ajudá-los a melhorar e os pode amar como eles são.

Esta música é a minha favorita deste álbum, adoro a batida da faixa, o bass contínuo durante a música toda, penso que o rap que dá início a esta, por parte do Jackson e do BamBam, e a transição para o refrão do Jinyoung é fantástica. Além disso, a voz do Jinyoung é mesmo realçada de uma forma espetacular nesta música.

O que me chamou bastante à atenção é o facto dos vocals apenas aparecerem no refrão! Tirando essa parte, todo o resto fica a cargo dos rappers. Adorei essa mudança.

 

06. PAGE

 

Nesta música, os vocais têm partes em que fazem uso de uma voz mais profunda, o que muda quando chega ao refrão e isso mostra o seu alcance vocal (algo que já todos conhecemos)!

Quanto à letra, penso que os membros falam da sua “relação” como se tratasse de um livro. Há páginas com uma história mais intensa, outras com uma parte mais calma. Pedem também ao seu parceiro que lhes dê inspiração para escreverem a história a dois.

 

O Álbum a Nível Geral – Conclusão

Penso que o álbum está muito bom. Ouvi-o várias vezes durante a escrita desta análise. Existem canções mais tristes que dão voz às inseguranças e medos de todos nós, mas também existem músicas mais animadas que já transpiram esperança, confiança e amor. Acho que este contraste é uma ótima forma de descrever o título do álbum “Between Security and Insecurity” , pois começa com um tom mais triste, mais inseguro, com ““, que com o progredir do álbum vai lentamente ficando mais animado até à “PAGE“, que já demonstra mais confiança, mais vivacidade.

 

As minhas músicas favoritas?

  • 끝 (The End)
  • 믿어줄래 (Believe)

 

E vocês, o que acharam deste álbum? Quais foram as vossas músicas preferidas? Comentem abaixo!

 

>> Para mais notícias e artigos sobre K-pop, clica AQUI

 


 

Artigos relacionados

BTS – Map of the Soul: Persona Análise

LEEGIKWANG – Digital Single ‘I’ Análise

DreamCatcher – The End of Nightmare Análise


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.