Hibike Euphonium 2 | Análise

por Raquel Cupertino
Título: Hibike! Euphonium 2 Adaptação: Light Novel Produtora: Kyoto Animation (Kyoukai no Kanata, K-On) Género/Demografia:  Drama, Música, Vida Escolar, Slice of Life Ficha Técnica: Disponível   Hibike Euphonium 2 | Opening "Soundscape (サウンドスケープ)" - TRUE https://www.youtube.com/watch?v=JwO4XKJJKyQ   Hibike Euphonium 2 | Enredo Depois do sucesso da primeira temporada não foi de estranhar…

Hibike Euphonium 2

Enredo - 7
Personagens - 7.5
Produção Visual - 8.8
Banda Sonora - 9

8.1

Muito Bom

Pontos Fracos: - -

Pontos Fortes: Ambiente. Banda Sonora.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.58 ( 2 votos)
8

Título: Hibike! Euphonium 2
Adaptação: Light Novel
Produtora: Kyoto Animation (Kyoukai no Kanata, K-On)
Género/Demografia:  Drama, Música, Vida Escolar, Slice of Life
Ficha Técnica: Disponível

 

Hibike Euphonium 2 | Opening

“Soundscape (サウンドスケープ)” – TRUE

https://www.youtube.com/watch?v=JwO4XKJJKyQ

 

Hibike Euphonium 2 | Enredo

Depois do sucesso da primeira temporada não foi de estranhar a confirmação de uma segunda, pouco tempo depois. É uma franquia forte e carismática, uma sucessora, num formato mais clássico, de obras slice of life como Love Live. Há sempre algo a adicionar e, uma vez que é em formato escolar, até as “caloiras” terminarem o secundário acredito que haja sempre pano para mangas.

E a verdade é que Hibike Euphonium não só teve muito mais para dar, como conseguiu evoluir em quase todos os parâmetros. No que diz respeito ao enredo, confesso que terminei rendida.

 

Hibike Euphonium 2 - asuka crianca

 

O primeiro episódio causou-me alguma estranheza, não só pela longevidade de 1 hora, mas sobretudo pela carga dramática e construção narrativa. Vemos o foco, outrora dado às quatro caloiras, ser partilhado com personagens estranhas e revemos personagens que fizeram parte do ambiente da primeira temporada. Esta mudança de abordagem perpetuou e aperfeiçoou-se, resultando num efeito maravilhoso. Bem melhor do que se fazia esperar.

 

Hibike Euphonium 2 - animacao epi 1

 

Em Hibike Euphonium 2 vemos o enredo a desenvolver-se freneticamente. Com uma história e personagens mais ricas e, sobretudo, com mais personalidade. Cada nova personagem foi inserida dentro de um estereótipo tão bem trabalhado que conseguiram injetar individualidade. Em apenas 13 episódios, não só seguimos todo o trajeto até ao final do ano letivo, como criamos novas e fortes ligações. A imersão foi bem sucedida graças à conexão perfeita com o trabalho realizado ao longo da primeira temporada: os pormenores abordados de forma leviana foram, desta vez, abordados de forma completa. As pontas soltas criaram uma trama extremamente cativante e com tanto para explorar que não ficarei admirada face a uma terceira temporada.

 

Hibike Euphonium 2 - Epi 3

 

Hibike Euphonium 2 | Ambiente

Como não poderia deixar de ser, a Kyoto Animation continuou a maravilhar os espetadores com um trabalho próximo do perfeito, nos mais variados quesitos relacionados com a gestão do ambiente-animação-música.

Atrevo-me ainda a dizer capricharam em determinados parâmetros como a relação imagem-narrativa, algo que foi belíssimo na primeira temporada, mas que fiquei com a impressão que tentaram evoluir. Um exemplo que me saltou à vista foi o recurso frequente a diferentes planos de imagem. Impressão minha ou não, a verdade é que a dinâmica visual era tremenda e na maioria dos casos agradável. Quando não o era, terminava a desejar menos movimento afim de captar toda a informação sem aquele frenesim visual todo.

 

Hibike Euphonium 2 - Planos ambiente

 

A compactuar com a formação de personagens cada vez mais orgânicas, também a animação e design das mesmas continuou o mais orgânico e real possível. Todos estes parâmetros visuais encontraram-se em perfeita sintonia com o som e a narrativa.

A música que ouvimos é a representada na imagem, a forma como as luzes batem no palco, sobre aquele exato instrumento, reluzem o que na realidade acontece”.

É uma experiência que todos os amantes de animação deveriam usufruir. Esta é uma obra que funciona como um todo, em que a qualidade reside na conjugação de todos os elementos que a constituem.

 

Hibike Euphonium 2 - Drama

 

Quanto à banda sonora, foi na sua maioria semelhante à da primeira temporada, seja nas composições clássicas utilizadas, como nos sons que enriquecem as cenas “quotidianas” da série. Contudo, a única adição mais relevante foi um passo de mestre, digna de se ouvir vezes sem conta.

 

Hibike Euphonium 2 - animacao

 

Hibike Euphonium 2 | Juízo Final

Hibike Euphonium 2 tratou-se de uma adição bastante curiosa ao meu reportório de animes desta temporada de outono de 2016. Estava bastante reticente, não acreditava que conseguissem evoluir e, sobretudo, pegar de uma forma mais original, que me agarrasse. Mas a verdade é que não só surpreendeu como me deixou em lágrimas por terminar. Foi uma experiência fantástica, perceber que conseguem melhorar e/ou manter todos os elementos e ainda enriquecer a história!

Para os que encontraram aborrecimento na primeira temporada animem-se porque nesta não falta animação! Não se sentirão entediados, muito pelo contrário, sentirão que está a acontecer demasiada coisa ao mesmo tempo, que o episódio tem demasiada informação (o que poderá ser enquadrado como um ponto negativo).

Em suma, se és fã da franquia Hibike! Euphonium deves ver esta segunda temporada, não te vais arrepender de todo! Se não assististe à primeira parte desta série, também não deves começar por esta ou não perceberás NADA! Esta é uma continuação direta cujo enredo utiliza as peças soltas e todo o universo produzido na primeira parte de Hibike! Euphonium.

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.