Depois de uma edição em Lisboa que pode ter desapontado algumas pessoas, as expectativas estavam em alta, com todos os olhos focados no que iria ser apresentado ao público no Iberanime OPO 2022.
Com grandes nomes como Mika Kobayashi, Mário Bomba, Super Senpais e Shao Dow a marcarem a sua presença no evento, parece que esta edição tinha tudo para ser uma celebração bem executada da cultura pop asiática. Mas afinal, o que encontrámos de videojogos no Iberanime OPO 2022?
Iberanime OPO 2022 – O que encontrámos de videojogos?
Espaço
Sendo a Exponor um espaço grande para a organização de eventos, a movimentação das pessoas foi muito mais fácil no Porto do que em Lisboa, que tinha todas as atividades empacotadas no mesmo pavilhão. Com 3 pavilhões disponibilizados, o espaço era muito maior para um evento que ficou esgotado o fim de semana inteiro.
Já a localização de cada espaço gaming deixa bastante para debater já que cada atividade encontrava-se espalhada pelo evento todo. No meu caso, achei que colocar os eventos de esports ao lado dos espaços da restauração uma boa ideia. Quem apenas marcou presença no evento para isso, não necessita de se movimentar para outro pavilhão e pode continuar a acompanhar os torneios que ocorriam sem o incómodo de música de outros palcos.
A zona das arcades foi bastante surpreendente com máquinas arcade e de Pinball e Dance Dance Revolution espalhadas por este espaço específico para aqueles que procuravam uma viagem nostálgica aos tempos dos salões de jogos. A variedade era imensa e tinha várias máquinas para todos os gostos.
Tal como em Lisboa, PlayStation e Xbox voltaram a não marcar presença neste evento, sendo algo que me confunde tendo em conta os grandes lançamentos que estão para vir, em especial com a chegada da franquia Persona às consolas da Xbox. Talvez tenha sido decisão dos próprios, mas com a atual geração de consolas a necessitar de destaque, esperava-se que a sua presença pudesse puxar mais interesse pelo público.
Atividades e Workshops
Com o espaço bem montado e organizado, o único elemento em falta é ter atividades que satisfaçam os visitantes do evento. Tal como é costume a Devir e a Nintendo com a última a trazer a diversão para o Iberanime com alguns dos seus jogos mais conhecidos, tais como Nintendo Switch Sports e Mario Strikers Battle League.
Os esports também marcaram presença para os amantes da área sob a forma dos stands da For The Win Esports e dos torneios de Rocket League e CS:GO. Um momento que merece ser dada especial atenção é a da G4C (Girls 4 Cause) e a Worten Game Ring LPLOL que tiveram a final do Girls Challenge de League of Legends a ser realizada no Iberanime.
Ao contrário da edição de Lisboa, o Iberanime OPO não teve nenhum tipo de palestras dedicadas à indústria dos videojogos, o que é uma pena quando vemos que existe uma crescente tanto no desenvolvimento como na apreciação da área, especialmente conteúdo retro, nestes últimos anos.
Veredito Final
Quando comparando num ponto de vista geral, a edição do Porto mais do que superou a edição de Lisboa, mas se nos focarmos na parte de videojogos, parece ter havido um declínio de qualidade em várias partes e, simultaneamente, uma mistura de sentimentos.
Se por um lado tivemos mais atividades para os apreciadores da cultura retro, por outro não tivemos palestras dedicadas à indústria dos videojogos. Se por um lado tivemos a Nintendo com os seus lançamentos mais recentes, por outro tivemos a falta de comparência da Xbox e PlayStation.
Podemos não saber os motivos que levaram a que os videojogos tivessem apenas este espaço na Exponor, mas parece que cada vez mais a organização quer colocar de lado a parte mais casual dos videojogos e apenas focar no elemento competitivo. Talvez isso se deva a uma incerteza por parte das entidades envolvidas, mas espero que para o ano tenhamos algo melhor para esta área.
E, agora, resta-nos esperar o que o futuro do evento nos irá trazer e, assim sendo, até para o ano Iberanime OPO!
Artigos Relacionados:
- Iberanime 2022 – O que encontrámos de videojogos?
- Dobragem Portuguesa de Tokyo Revengers no Iberanime
- Iberanime OPO 2019 – Reportagem
- Reportagem Iberanime OPO 2015