Japão e a Adoração por Olhos Grandes | Curiosidade

15 Julho, 2017  Por Usagi Wright
0


Há uns dias escrevi um artigo sobre o porquê de os orientais terem os olhos rasgados. Tendo isso em atenção, fiquei com curiosidade para pesquisar sobre porque os japoneses têm uma obsessão por olhos grandes em mulheres. Não gostarão das suas feições? Preferirão as dos ocidentais?

Claro que eu já possuo uma ideia (de senso comum) do que se vai lendo por aí, mas eu queria dados concretos… então fiz umas pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto.

 

– Japão e a Adoração por Olhos Grandes | História –

 

#1 – Japão, um país isolado – Período Edo (1603 – 1868)

Houve uma altura na história japonesa que o Japão encontrava-se isolado do mundo ocidental – o Período Edo – cerca de 200, 250 anos, entre o século XVII e XIX. Até ao momento havia uma influência mínima do exterior e o “estilo-japonês” havia-se desenvolvido.

O ideal de beleza japonês nesta altura estava ligado ao papel da mulher como boa mãe e boa esposa, com olhos longos e finos e uma única dobra.

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes edo period women

 

#2 – Abertura do Japão ao Ocidente – Período Meiji (1868 – 1912)

Foi então em 1868, com o final do Período Edo, que o Japão abriu as suas portas ao mundo ocidental e foi inundado de interferências de vários países, com mudanças a nível político e social.

Por exemplo, as mulheres que até ao momento tinham a função de esposa e dona de casa, viram o seu papel na sociedade a alterar e começaram a trabalhar em hospitais, escolas e fábricas. Há medida que o tempo passava, a mulher começou a preocupar-se com a sua aparência.

Este fenómeno da ocidentalização teve uma grande influência na área médica, aliás em 1896 o médico japonês Mikamo realizou uma cirurgia da dupla dobra do olho, a qual terá sido por aspetos meramente estéticos! A mulher possuía uma “dupla” dobra no olho esquerdo e uma dobra única no olho direito e Mikamo corrigiu este detalhe.

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes meiji period women

 

A partir daí muitos médicos realizaram cirurgias com o intuito de ocidentalizar os olhos das mulheres japonesas. O ideal de beleza havia mudado!

 

#3 – Ideal de Beleza Japonês Ocidentalizado! – Período Taishō (1912 – 1926)

Em 1922, foi realizado um anúncio de vinho em que a modelo apresentada possuía já o “olho ocidental”.

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes período taisho

 

No ano seguinte, 1923, Tóquio estava a recuperar-se do grande terremoto de Kantō permitindo que a cidade fosse construída de forma mais cosmopolita (como Nova Iorque e Londres), o que fez com que a influência ocidental fosse gritante.

 

#4 – A Quebra com o Ocidente e o Regresso – Período Shōwa (1926 – 1989) e II Guerra Mundial (1939 – 1945) até ao presente

Nesta altura as mulheres já estavam habituadas a maquilhar os olhos, enquanto se vestiam com roupas ocidentais, ficando também mais propensas a modificar essa zona.

Porém, a chegada da II GM colocou o Japão de costas voltadas para o Ocidente, uma vez mais, e as cirurgias pararam.

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes

 

A derrota do Japão na II GM provocou mudanças radicais no país, que foi ocupado por forças estrangeiras, durante 7 anos. O Japão foi assim invadido pela cultura americana!

Entre 1960 e inícios de 1970, as feições ocidentais passaram a ser assíduas na televisão e nas medias principais!

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes

Young Woman Magazine

 

Daí em diante, as feições caucasianas (sobretudo os olhos) passaram a ser tidas como o ideal de beleza a ser atingido, o que se repercutiu na indústria de beleza japonesa!

 

REFERÊNCIAS: Este capítulo foi construído com base nos seguintes artigos (para além dos links presentes no corpo do texto):
– Shirabake, Yukio, et al, “The Double-Eyelid Operation in Japan: Its Evolution as Related to Cultural Changes“, 17º Encontro Anual da American Society for Aesthetic Plastic Surgery, Los Angeles, 1983 pp. 224-241;
– Suzanne L. Sergile  e Kazuo Obata, “Mikamo’s Double Eyelid Operation: The Advent of Japanese Aesthetic Surgery“, Chicago, III e Philadelphia, pp. 662-667.

 


Porque os Orientais têm Olhos Rasgados? | Curiosidade


 

– Japão e a Adoração por Olhos Grandes | Indústria de Beleza e Sociedade –

 

#1 – Cirurgia de Olhos

Japão e a Adoração por Olhos Grandes

 

O site Plastic Surgery Pratice divulgou em Fevereiro de 2016, os dados estatísticos das cirurgias realizadas em 2014, no Japão.

Foram realizadas no ano de 2014, 252,306 cirurgias na cara e cabeça. Analisando mais a fundo, no top 1 dos 5 procedimentos cirúrgicos realizados no Japão está a cirurgia da “dupla dobra” no olho com 138,990 cirurgias feitas, em comparação, por exemplo, com as rinoplastias que estão em 2º lugar com 38,779 intervenções. Tudo isto na procura do olhar ocidental!

 

#2 – Maquilhagem

Japão e a Adoração por Olhos Grandes

Na fila da esquerda, de cima para baixo, temos as capas de 2008-2011. Na fila da direita, de cima para baixo temos as de 2012-2015. Por fim, no meio, de cima para baixo, as de 2016-2017.

 

Existem vários tipo de maquilhagem no Japão, principalmente tendo em atenção os vários estilos existentes. Na imagem supra, podem ver uma compilação de 10 capas da revista SCawaii! que se intitula como um “Adult Gyaru”. Claro que o estilo Gyaru não é o mainstream, mas é um que resolvi trazer-vos por ter imensas influências ocidentais.

Como vocês podem ver, os olhos grandes e “abertos” são o tido como ideal de beleza.

Mesmo se formos a comparar com a revista japonesa que se encontra no Top de vendas na Ásia, a Popteen, verificamos que o aumento dos olhos está sempre presente.

 

Japão e a Adoração por Olhos GrandesJapão e a Adoração por Olhos Grandes

 

Para além da maquilhagem propriamente dita, existem outros truques para aumentar esta parte do rosto, como por exemplo, a cola para criar a dupla dobra no olho. Vejam no vídeo abaixo como se aplica.

 

 

Existem mais produtos mas todos têm o mesmo efeito, então decidi não abordá-los aqui!

 

#3 – Circle Lenses

O uso deste tipo de lentes de contacto no Japão começou a ser mais frequente a partir de 2000, apesar de só em 2015 realmente ter-se tornado numa tendência a nível nacional.

As lentes cobrem parte da esclera (a parte branca do olho), dando a sensação de que a íris é maior.

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes

 

Muitas mulheres começaram a utilizar este artefacto para darem a aparência de terem os olhos maiores, semelhante a bonecas e personagens de manga e anime. De momento, o seu uso não é exclusivamente feminino e os homens também começaram a aderir à tendência.

Apesar de este gosto ter advindo dos olhos das bonecas e dos personagens de anime, a verdade é que tudo isto, culturalmente, teve um ponto comum aquando da ocidentalização do Japão (como explicado no capítulo “História” deste artigo).

 

Japão e a Adoração por Olhos Grandes

 


 

 

É caso para dizer que muitos destes últimos fenómenos existem e têm ligação com a cultura kawaii, que privilegia os olhos grandes, e não simplesmente com a cultura ocidental.

No entanto, não nos podemos esquecer da história toda que existe por detrás e que iniciou em 1896, com a primeira cirurgia de dupla dobra nos olhos, que provocou uma onda de cirurgias na procura do olhar dos ocidentais. A verdade é que, no final, é uma grande mistura da ocidentalização com o nascimento do movimento kawaii que juntos resultaram no que o Japão é de momento.

De qualquer modo, não se pode descurar que desde o final do Período Edo, o ideal de beleza japonês tradicional foi alterado pela influências que advinham do exterior.

 

Aproveitem para ver, no vídeo abaixo, os diferentes estilos de beleza no país do sol nascente, num período de 100 anos!

 

 

Possuem alguma pergunta sobre o Japão que gostassem de ver respondida?

 

Artigo relacionado:


Porque os Orientais têm Olhos Rasgados? | Curiosiodade


 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
High Grade IBO 1/144 Astaroth Renascimento - Lançamento Astaroth   Este é o nome pelo qual este demónio é conhecido dentro da cultura popular. Isto é, para alguém...
Partilhas