Acredito que muitos de vocês já se tenham questionado: porque os orientais têm os olhos rasgados ou “em bico”? Ao menos eu sempre tive curiosidade e desde que conheço a internet que me roguei a pesquisar o assunto.
No entanto, e como vocês poderão comprovar ao fazerem as vossas próprias pesquisas, não existe uma teoria consolidada, baseada e sustentada em fatos científicos que provem com toda a certeza o porquê deste fenómeno.
Existe sim a Teoria mais divulgada e difundida como certa, a qual vos vou tentar explicar de forma clara e concisa.
NOTA: Como disse, isto não é exato mas é a teoria mais geral admitida no momento. Se alguém souber de mais informações relevantes sobre o assunto por favor, deixem-nas nos comentários!
Porque os Orientais têm Olhos Rasgados? | Curiosidade
Antes de tudo, o aspeto da face asiática é visível pelas seguintes diferenças:
- Ossos zigomáticos preponderantes (os conhecidos ossos das bochechas);
- Dobras epicânticas acentuadas (a parte interna do olho);
- Acumulo de gordura na pálpebra superior;
- Cana de nariz reta.
Devido a estas diferenças, existe um mito de que os asiáticos possuem olhos menores que os ocidentais, precisamente por causa desse “rasgão”. No entanto, o globo ocular de qualquer grupo étnico existente possui (mais ou menos) as mesmas dimensões. Esta sensação de um olho mais pequeno acontece devido à pálpebra (que possui gordura) como já expliquei em cima, que tapa uma parte maior deste. Deste modo, os asiáticos vêem o mesmo que um olho dito “aberto”.
Porque os Orientais têm Olhos Rasgados? | Origem
A “estrutura” do olho asiático possui milhares de anos e acredita-se que tenha tido origem nos mongóis, população da Mongólia (relativamente a japoneses, coreanos e chineses). Ora, o tempo na Mongólia atinge temperaturas negativas baixíssimas (cerca de -35C) o que originou “consequências” aos habitantes locais.
O professor de antropologia Akazawa Takeru informou no seu livro “Prehistoric Mongoloid dispersals” que as caraterísticas dos mongóis são uma adaptação a este frio, vento e neve presente na Mongólia.
Ele relata ainda que: os membros curtos e narizes, faces “planas”/retas e a dobra epicântica no olho, que já mencionei supra, também se tratam de caraterísticas dos mongóis (e dos japoneses se tivermos em atenção).
Um outro autor, Nicholas Wade, confirmou também os mesmos dados que Akazawa, no seu livro “Before the Dawn“. (Podem ver aqui uma experiência realizada em ratos submetidos ao frio e como as diferenças na fisionomia (membros mais curtos, por exemplo), tais como os mongóis, permitiram uma maior resistência).
EM RESUMO: os olhos dos asiáticos são “em bico”, puxados”, “rasgados” ou “mais pequenos” pela necessidade de proteção dos olhos, nomeadamente contra o vento, frio e a luz do sol que é refletida na neve.
Porque os Orientais têm Olhos Rasgados? | Processo
Em teoria, tudo se deveu à combinação da:
- Continentalidade (“a interferência da proximidade ou distância de um determinado local com relação às grandes quantidades de água, tais como os oceanos ou mares”)
e da, - Seleção sexual (“A seleção sexual é um “caso especial” de seleção natural. Esta atua na capacidade de um organismo obter (muitas vezes por qualquer meio necessário!), ou copular, com sucesso, um ser da mesma espécie”).
Se as condições ambientais fossem o principal fator, então a mudança para o Sudeste iria fazer com que as pessoas asiáticas perdessem os seus traços distintivos, uma vez que se adaptavam ao novo meio. Porém, tal não seria instantâneo e, desse modo, o fator ambiental não é o único aqui presente.
A seleção sexual trata-se da preferência para a realização do acasalamento. Assim, as pessoas mais atraentes (subjetivamente, consoante o grupo em que estejam inseridas) possuem mais probabilidade de reproduzirem, logo são mais propensas a espalhar os seus genes.
É sabido que a população asiática possui uma baixa miscigenação (mistura de raças), isto é, não é usual que ocorram casamentos de, por exemplo, povos do leste asiático (japoneses, coreanos, chineses) e ocidentais (de diversas etnias).
Logo, é normal que tais caraterísticas passem de geração em geração.
Estes dois fenómenos combinados (Continentalidade e Seleção Sexual) resultam na conhecida “Neotenia”, que descreve o físico da maioria dos asiáticos (mais especificamente os japoneses, que é mais do nosso interesse).
Japão e a Adoração por Olhos Grandes
O fenómeno da Neotenia (humana) consiste no atraso no amadurecimento do ser humano, isto é, os humanos apesar de possuírem idade adulta apresentam na mesma caraterísticas infantis – por exemplo, o seu aspeto. (Não é verdade que os asiáticos parecem sempre muito mais novos do que na realidade são?).
NOTA: Eu irei realizar, posteriormente, um artigo sobre a Neotenia em mulheres e homens japoneses e aí vocês já perceberão melhor do que falo!
>> De modo bastante resumido, esta é a teoria geral assumida para dar resposta à questão “Porque os orientais têm olhos rasgados?“. No entanto, tenham em atenção que a mesma não é corroborada por todos nem existem dados científicos a comprovar especificamente este fenómeno.
O que acharam desta curiosidade? Já alguma vez se tinham perguntado isto?
Sugestão:
Japão e a Adoração por Olhos Grandes
Algumas noções Culturais – Guia do Gaijin para o Japão
Japonês essencial – Guia do Gaijin para o Japão