Kawaii dake ja Nai Shikimori-san ou também conhecido como Shikimori’s Not Just a Cutie foi o que se chama de amor à primeira vista. Quando o descobri – já não sei se fui eu que o encontrei ou o Roberto que me aconselhou – babei forte logo com o primeiro capítulo. Afinal uma rapariga badass? Estou in!!
Sempre adorei personagens femininas fortes, que rompessem com o estereotipo de menina a ser protegida ou personagem feminina inútil ou de pouco relevo, Shikimori é uma delas!
Kawaii dake ja Nai Shikimori-san – Primeiras impressões
Shikimori é o arquétipo de personagem cool, normalmente interpretado por protagonistas masculinos nos mangas de demografia shoujo. Apesar de super confiante e com a sua maneira de ser badass – diferente do estereotipo de rapariga japonesa – Shikimori deseja que o seu namorado a considere fofinha…
Como maria-rapaz na adolescência sei o que custa não ser “fofa o suficiente” e ter maneirismos que fazem o nosso namorado ouvir bocas do tipo “é mais masculina que tu”… É chato e ficamos assim com vontade de, pelo menos de vez em quando, sermos consideradas “fofas” (mantendo a veia badass) daí sentir uma empatia grande com a personagem.
Kawaii dake ja Nai Shikimori-san – Sinopse
Em suma, Shikimori’s Not Just a Cutie acompanha Izumi e Shikimori, um casal de namorados um pouco incomum. Izumi sofre desde criança de um azar terrível. Tudo lhe acontece, desde o simples tropeçar numa pedra à queda de postes elétricos por cima dele, acidentes de carro, etc. Pisaduras e arranhões eram algo contínuo, andava literalmente sempre aleijado. O azar era tal que ficava difícil até de arranjar amigos!
A sua sorte muda quando conhece Shikimori e começam a namorar. Não que de repente as ondas de azar desaparecessem, mas passou a ter alguém super atenta, de ótimos reflexos e de uma força extraordinária, a protegê-lo.
Admito que quando comecei a assistir ao primeiro episódio estranhei imenso tudo um pouco:
- a história porque já não me lembrava de como o manga tinha começado, tinha a ideia que não namoravam desde início.
- a animação por ser demasiado polida, brilhante, toda ela demasiado… “bonita”. Estava à espera de algo bem feito, claro, mas tons de cor e brilho mais semelhantes a Horimiya.
Felizmente a surpresa inicial negativa terminou bastante positiva. A história – fui confirmar – é tal e qual o início do manga, a animação estranha-se mas depois entranha-se. No fundo é uma gestão de expectativas necessária para quem vê uma obra de que gosta muito ser adaptada a um novo formato.
Kawaii dake ja Nai Shikimori-san – Primeiras impressões
Potencial
O primeiro episódio adapta os primeiros 3 capítulos, pelo que tudo indica que irão adaptar a história com a exatidão possível. Se assim o for posso garantir que nos espera uma história terna, suave, com momentos de aquecer o coração.
É um romance sim, mas o foco é mais sobre a amizade e as relações no geral do que propriamente a relação amorosa entre Izumi e Shikimori. Não é uma abordagem comum mas acredito que agradará à maioria que gosta de comédias românticas e vida escolar suaves e divertidas.
Podemos dizer que é dos mais aguardados da temporada?
Penso que sim, é. Tal como acontece em Komi can’t communicate – apesar de que em escala bem mais pequena – Shikimori’s Not Just a Cutie possui uma pequena legião de fãs da obra original pelo que será com certeza uma obra muito amada e que os fãs desejam ver adaptada na totalidade.
Contudo, ao contrário de Horimiya, o manga ainda não terminou logo tudo irá depender se continuam a adaptar quase que literal como este primeiro episódio e dividir a adaptação em temporadas (como está a acontecer com Komi) ou se querem forçar um encerramento da série anime para restringir a adaptação a 12 episódios (como aconteceu com Koikimo e Wotakoi)…
Análises
Kawaii dake ja Nai Shikimori-san
Shikimori's Not Just a Cutie acompanha Izumi e Shikimori, um casal de namorados um pouco incomum. Izumi sofre desde criança de um azar terrível, a sua sorte muda quando começa a namorar com Shikimori.
Os Pros
- História
- Shikimori
- Fluído e com boa direção
Os Contras
- Coloração muito brilhante
Comentários sobre post