Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Análise

por Tiago Gonçalves
Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise Playstation 2

Depois de algum tempo a trabalhar nesta análise de Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4, tenho o prazer de anunciar que está concluída!

Estamos precisamente na reta final da série “Naruto: Ultimate Ninja“, e na fase inicial da saga “Naruto Shippuden: Ultimate Ninja”, no que toca a videojogos editados para a PlayStation 2.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4” trouxe consigo novos extras, novas personagens, e um novo modo de jogo totalmente insano, mas, curiosamente, viciante! Como antevisão, vejam o trailer deste jogo fantástico.

 

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Personagens

Tal como “Naruto: Ultimate Ninja 3“, este jogo é muito rico em personagens jogáveis.

Apesar de se situar no início da série Shippuden, já é possível contar com um repertório que inclui Deidara, Sasori, Gaara (versão Kazekage), além de todos os personagens de Naruto Shippuden que constam na saga: “O Ataque a Sunagakure e o Rapto do Kazekage”.

Se o jogador, por si só, já ficaria deliciado por experimentar um pouco de Shippuden, ao reviver e ao sentir a nostalgia de antigos personagens, o jogador entra num êxtase e numa vontade de jogar indescritível!

Além disso, estes “personagens antigos”, ou seja, pertencentes à primeira série de Naruto, são um extra desbloqueável através de inúmeros combates contra “bunshins” (clones) que se encontram espalhados por todo o mundo jogável de Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4. Isto permite ao jogador explorar, divertir-se e concluir o jogo, tudo ao mesmo tempo!

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Jogabilidade

De uma forma muito semelhante a Naruto Ultimate Ninja 3, este quarto jogo da série conta com vários modos de jogo. Entre eles está incluído o sempre fiel “Free Battle Mode“, onde é permitido ao jogador criar batalhas e criar as suas próprias histórias.

Como era de esperar, novos personagens atraem novos “combos” e novos “jutsus“. Algo que, para os fãs da Naruto, ultrapassa completamente as expetativas. Além, de novas técnicas e habilidades, o jogo conta com inúmeros “Ultimate Mode” que deverão ser explorados ao máximo pelo jogador mais dedicado.

De volta ao “Free Battle Mode”, nova série de Naruto exige novos cenários. Ou seja, de certa forma esta mudança era previsível em Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4. Apesar disso, a confirmação não deixou de ser confortante. Mais acrescento. A qualidade gráfica dos cenários foi melhorada, permitindo ao jogador batalhas mais realistas, interativas e mesmo pessoais.

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Master Mode

Mais uma vez, para inovar e para surpreender, foi criado o “Master Mode“. Para quem se lembra de explorar Konoha no modo “Ultimate Contest” de Naruto: Ultimate Ninja 3, este “Master Mode” vai fazer com que surjam lágrimas nos olhos do fã e jogador, porque é permitido, desta vez, a total exploração do universo de Naruto. Desde os confins de Konoha até Sunagakure.

Isto para além de uma vila nova, criada de propósito para o jogo, que é explorada logo no início. Trata-se de uma história extra que faz uma espécie de antevisão do treino de Naruto, antes deste regressar a Konoha. É exatamente nesta vila que o “Master Mode” se inicia. Ou seja, é nos dado o desafio de ajudar uma personagem a eliminar uma maldição que assombrava a vila, há várias gerações.

Esta fase inicial funciona também como uma espécie de “Tutorial Mode“. Através dela, o jogador aprende a utilizar todos os apetrechos e habilidades deste novo e diferente modo de jogo. Concluída a fase inicial, é necessário voltar a Konoha e reviver a primeira temporada de Naruto Shippuden.

A par das melhorias de combate que se fazem sentir em Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4, de notar a possibilidade de lutar contra “nukenins” (ninjas inimigos), diretamente no universo de Naruto e com as personagens oficiais, no Master Mode.

Outro aspeto importante é que todos os extras do jogo serão desbloqueados exclusivamente a partir deste modo. Preparem-se para umas belas horas de jogo a desbloquear personagens (através da luta com os “bunshins“), a encontrar os sapos do Jiraiya-sensei, a encontrar “gotas da história” (que permitem desbloquear fases da história da série anterior de Naruto, a serem utilizadas no “Hero Mode“), bem como, a ganhar dinheiro para gastar na loja, nomeadamente na compra de vídeos, músicas e figuras.

Resumindo, o Master Mode é, sem dúvida alguma, o modo mais jogável de sempre!

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Hero Mode

Finalmente, depois de explorar o “Master Mode” e encontrar todas as “gotas de história”, o jogador poderá reviver todos os acontecimentos da série anterior a Naruto Shippuden, através do já mencionado Hero Mode.

Desde o “Chunnin Exam Arc” até à “Sasuke’s Retrieval Arc“, sempre com cenas de transição dignas de fazer concorrência ao anime e com uma qualidade visual e gráfica definitivamente incrível.

Este modo permite ao jogador travar inúmeras batalhas e com direito a repetição. Desta forma, podem viver e reviver os vossos momentos favoritos as vezes que quiserem!

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - PS2 Bandai Namco EntertainmentNaruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - CyberConnect2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 - Análise Playstation 2

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Opinião

Confesso-vos que, tal como todos os outros jogos, adorei jogar Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4.

Mas isso deve-se também ao facto de eu ser um fã dedicado de Naruto. Poder explorar um mundo recriado e poder interagir com ele, tal e qual como no anime, fez-me sentir um personagem integrante da obra-prima de Masashi Kishimoto.

Espero que sintam o mesmo que eu senti, no preciso momento em que os vossos dedos tocarem na caixa desta relíquia. Pessoalmente, considero Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 um dos melhores jogos de “Beat ’em up” alguma vez criados para a PlayStation 2.

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 – Veredicto Final

Sem dúvida, um jogo obrigatório na prateleira de qualquer fã de Naruto que seja verdadeiramente dedicado.

Além dos extras e de outras surpresas que o jogo oferece, este é um título verdadeiramente fenomenal também no que toca à qualidade gráfica e sonora, sendo um verdadeiro rival para os títulos da saga “Ultimate Ninja Storm“, criados para a PlayStation 3.

Tal como tem sido habitual em videojogos de Naruto, este título é carimbado com uma nota bem além da “pontuação positiva”. Assim sendo, Naruto Shippuden Ultimate Ninja 4 permitiu à respetiva editora e responsáveis de produção colher os frutos de todo o trabalho desenvolvido para o colocar nas “vitrines” das lojas.

Só para despertar a vontade de jogar, despeço-me com o gameplay.

 

“Master Mode”

 

“Hero Mode”

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.