Recomendações Manga Natal 2017 – Raquel Cupertino

por Raquel Cupertino
Recomendações Manga Natal 2017 - Raquel Cupertino

Se há algo que me descontrai depois de um dia de trabalho é ler um bom manga! Chegar ao meu quarto e descobrir novas obras, deliciar-me com novos autores e adicionar à lista de compras mais e mais obras japonesas. Há obras mais conhecidas que outras dentro da minha colectânea, algumas que consigo afirmar que são “must read“, no entanto decidi fazer algo diferente das típicas listagens de melhores mangas: vou sugerir-vos mangas que li há pouco tempo e/ou que ainda me encontro a ler!

Neste artigo vão encontrar a minha seleção pessoal de mangas que considero uma boa escolha para ler nestas férias de Natal. Claro que os meus gostos pessoais estão intrínsecos nelas e, como tal, os géneros serão relativamente semelhantes. Ainda assim, espero que gostem e caso conheçam algum digam! Deixei uma pequena opinião e descrição do manga em questão.

Boa leitura!

 


*ATENÇÃO*

  • Esta listagem engloba apenas mangas lidos POR MIM ao longo do ano de 2017;
  • A ordem que estão expostos não está relacionada com a qualidade e/ou preferência pelos mesmos;
  • Esta lista é pessoal e, como tal, retrata apenas a minha opinião;
  • As sinopses foram baseadas no que li de cada uma das mangas;
  • Alguns dos mangas ainda me encontro a ler, ou seja, ainda não cheguei ao último capítulo lançado, pelo que a minha opinião é baseada até onde me encontro a ler.

 

Recomendações Manga Natal 2017

 

Wotaku ni Koi wa Muzukashii

Também conhecido como It’s Difficult to Love an Otaku, retrata a relação amorosa entre um otaku e uma fujoshi. Hirotaka é um otaku orgulhoso do seu estatuto, joga, vê anime e trabalha num escritório com a sua ex-colega de ciclo Narumi. Narumi esconde o facto de ser também ela um otaku, viciada em manga e yaoi, não consegue encontrar o namorado ideal. Mais cedo ou mais tarde todos acabam com ela por causa da sua “dupla personalidade”. Hirotaka e Narumi, juntamente com os seus colegas de trabalho e amigos, Tarou e Hanako, vivem os seus dias entre trabalho, responsabilidades da vida adulta… e a vida de um otaku!

Wotaku ni Koi wa Muzukashii terá uma adaptação em anime já na próxima temporada de inverno de 2018. Confesso que estou em pulgas para a ver, tal como fico quando sai mais um capítulo desta fantástica obra! É uma comédia muito engraçada que lentamente insere uma conotação mais séria sobre relações amorosas e a afirmação de uma personalidade. É um manga leve, descontraído, ideal para ler nestes dias de frio e chuva, e que vos deixará também em pulgas para a série anime!

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 

Horimiya

Eu sei, eu sei, sou uma fanática por romances e, como tal, não é de estranhar mais um… mas garanto-vos que este é especial! É um shounen e tudo… E está no meu top manga românticos!
Quando o descobri fiquei estupefacta por me ter passado despercebido durante tanto tempo!

A minha euforia ao falar-vos deste manga não se deve ao plot, que na realidade é bastante simples: gira em torno de Kyouko Hori, uma estudante de prestígio que esconde o seu “outro lado”. Hori, além de ótima aluna, toma conta dos irmãos e das lides domésticas. Uma dona de casa que, por esse motivo, não pode socializar com ninguém fora da escola.
Enquanto isso, o colega de turma otaku anti-social, Izumi Miyamura, é também ele uma pessoa completamente diferente do que aparenta…

Como não podia deixar de ser, os caminhos dos dois cruzam-se e isso transforma-os. Se existe alguma obra com o qual o consiga equiparar é com Toradora, os protagonistas são relativamente parecidos, e acho que quem gostou do primeiro irá gostar deste.
A história base não é tão dramática, em boa verdade é, sobretudo, uma comédia romântica que retrata o crescimento de um conjunto de adolescentes e das suas relações. Algo que os japoneses já mostraram que sabem muito bem fazer e que, até ao momento, o manga tem sabido muito bem explorar.

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 

Boku wa Ohimesama ni Narenai

Do mesmo criador que Tsurezure Children, este manga é uma compilação de gargalhadas com um toque de romance adorável. Neste caso existe um par romântico em…construção, cujas restantes personagens circulam à volta do mesmo. A protagonista é Shindou Rei, uma menina extremamente pobre que frequenta um conceituado colégio privado. Apesar de não pagar os seus estudos por ser tão boa aluna, não possui dinheiro para comprar roupas, sendo obrigada a usar a roupa do seu irmão mais velho. Confundida com um rapaz, torna-se melhor “amigo” de Hakuba Ouji, que acaba por nutrir sentimentos muito… confusos em relação ao “mesmo”.

É uma obra pequena e de fácil leitura. Para quem gosta de obras como Tsurezure Children podemos dizer que é uma escolha segura! O final é o óbvio, mas o percurso promete imensas gargalhadas!

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 

Hibi Chouchou

Trata-se de um romance shoujo muitoooo fofo, quase fofo de mais! Por ser uma obra bastante adorável, constituída por poucos capítulos e que já se encontra terminada, penso que seja uma boa escolha para estas férias de Natal.

Retrata o crescimento de dois jovens tímidos e com dificuldades de comunicação. Suiren Shibazeki é demasiado bonita e atrativa para o seu próprio bem. A sua beleza extraordinária trouxe-lhe alguns dissabores no que diz respeito a relações pessoais: de um lado os rapazes que tudo faziam para lhe chamar a atenção; do outro um tratamento “diferente” por parte das colegas raparigas. Agora no terceiro ciclo, Suiren conhece alguém que desperta o seu interesse, alguém que a fará tentar mudar.

Apesar de bastante cliché é um manga doce e com uma arte muito bonita. Acredito que para quem goste de shoujo clássico esta seja uma boa aposta.

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 

Bonnouji

Bonnouji vem do kanji Bonnou (tentação) + ji (templo) e consegue descrever com bastante equidade esta obra. Pessoalmente das minhas mangas preferidas, narra a história de uma mulher de 26 anos chamada Ozawa, que depois de terminar um namoro de 5 anos conhece por acaso o seu vizinho, o programador Oyamada. Este encontro por acaso leva Ozawa a descobrir um “mundo” diferente do dela e a embrenhar num dia a dia de experiências interessantes e descobertas com os seus novos amigos. Com o passar do tempo algo começa a crescer entre os protagonistas, de forma tão natural e divertida que nos faz questionar sobre o que são de facto as bases de amizade… e sobretudo de amor.

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 

14-sai no Koi

14-sai no Koi segue a vida amorosa de dois jovens de 14 anos. É um slice of life terno e bastante construtivo. Lentamente vemos os personagens a evoluir e a provocar reações nas pessoas à sua volta, acabando também elas por ganhar espaço – e estrelato – na história. As circunstâncias de cada um cativam o leitor para mais e mais capítulos. Além disso, e uma vez que se trata de um retrato juvenil numa idade onde os adolescentes japoneses têm que definir o seu futuro, é bastante interessante ver o crescendo de maturidade emocional dos protagonistas.

Apesar de girar em torno de jovens de 14 anos, esta obra é um josei e, como tal, não é – de todo! – uma obra leviana e/ou típica shoujo, é um romance sim, mas o tratamento da narrativa é sério e sem “censura” ou adornos para amenizar seja o que for.
Um manga relaxante, com um humor apimentado, que aquecerá os corações nesta época do ano.

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 

Gakuen Babysitters

O manga gira em torno dos irmãos Ryūichi e Kotarō Kashima. Ryūichi frequenta o secundário e Kotarō está na creche. Depois dos pais morrerem num acidente de avião, os dois irmãos acabaram por ser “adoptados” pela presidente da Escola Morinomiya, uma senhora de idade avançada, com um humor peculiar, que perdeu o filho e a nora no mesmo acidente. A presidente, no entanto, tem uma regra: para os irmãos viverem com ela, Ryūichi terá que trabalhar na creche da escola como uma ama.

Pelas adoráveis imagens e sinopse podem achar que é algo nas linhas de Usagi Drop, algo mais maternal/paternal, que explora o sentido de família e segue o dia a dia daquele pequeno seio familiar fora do comum. Gakuen Babysitters é uma amorosa comédia que segue o dia a dia de um conjunto crianças pequenas num infantário. O que mais me cativou nesta obra foi a sua capacidade de explorar a singularidade e inocência de uma idade tão bela quanto… barulhenta!

É uma história simplesmente adorável, daqueles mangas que nos deixam com um sorriso no rosto. Esperemos que a adaptação anime que estreia já em janeiro consiga transmitir toda a doçura desta série!

 

Top Recomendações Manga Natal 2017

 


 

E estas são as minhas recomendações de manga para o Natal de 2017! Quem sabe para o ano tenha mais algumas obras selecionadas para vos falar. E vocês, que mangas sugerem ler nesta férias? Aceito sugestões! Palavra de mangaholic!

 


Gostaste das minhas sugestões? Vem descobrir a minha rubrica:

Noites de Manga


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.