WINNER – EP “WE” Análise K-pop

por Baltas
WINNER - EP "WE" Análise K-pop

Chegamos à altura de mais uma análise de álbuns de K-pop! Como já explicado no artigo anterior, esta análise é feita aos olhos de um ouvinte e apreciador de K-Pop. Não sou músico nem tenho qualquer formação em música.

Nesta análise irei dar a minha opinião quanto às várias músicas presentes neste EP e, caso haja, do MV da música. Após a análise individual a cada música, será feita uma geral do mesmo.

Neste artigo, o EP selecionado é o “WE” dos WINNER.

 

WINNER – EP “WE” Análise K-pop

 

WINNER - EP "WE" Análise

 

01. AH YEAH

 

Esta é uma música muito animada, tal como foi a música anterior a este EP, a “Millions”.

Considero que este estilo de músicas animadas fica bem aos WINNER, apesar de achar que falta alguma coisa para as tornar mais memoráveis, uma vez que gostei muito das músicas mais “antigas”, como a “Really Really“, a “Island“, “Everyday” e a “Love Me Love Me” que têm o mesmo ritmo mais acelerado e estilo animado. No entanto, considero serem muito mais memoráveis do que a “Millions” e esta “Ah Yeah“. Apesar de tudo isto, gosto da música!

Falando do MV, considero este vídeo bastante colorido, talvez até demasiado (não quero dizer isto no mau sentido). Demasiado, em comparação com outros MVs dos WINNER. Este é sem dúvida um music video mais “engraçado“, já que podemos ver várias partes mais destinadas à “galhofa” e a uma parvoíce mais divertida.

Quanto à letra da música, penso que o que os 4 rapazes pretendem transmitir é que não querem que a relação continue se o mais importante já não mora lá, o amor, como podemos verificar em “We should just promise/ I can’t be friends with you/ Let’s make this clear/ Sometimes it is heartless/ If you take out love/ We are supposed to be strangers“. Os WINNER, com esta música, penso que pretendem tirar um pouco da pressão de cima de um assunto sério como a possibilidade do término de um relacionamento.

 

02. ZOO

 

Esta música começa com um som muito simples de guitarra e evolui um pouco, mas fica a um ritmo bastante agradável e animado!

Penso que a letra é algo inovativa, pois compara um pouco o interesse de um rapaz numa rapariga e a forma como ela reage a esse interesse, com o mundo animal, sendo que são mencionados vários animais para fazer as comparações.

Os membros dizem que apesar de tudo o que está a acontecer, eles continuam sob o efeito da rapariga, ao qual não conseguem escapar.

 

03. MOLA

 

Fiquei algo surpreendido com o início desta música, já que começa com uns tons mais obscuros. Esta música foge um pouco ao tom mais animado do EP, que tem sido usado nas várias músicas, até nesta.

Quanto à letra, o que esta música me deu a entender foi que os membros falam de uma rapariga que é “demasiada areia para a camioneta deles” mas, mesmo assim, eles continuam a “correr atrás”, a lutar e mostram algum arrependimento mesmo continuando a fazê-lo.

 

04. BOOM

 

Esta música, a meu entender, é uma música pós-separação em que os membros tentam mostrar que são fortes e que estão bem emocionalmente, mas chega a um ponto em que quebram e querem a pessoa de volta, pois não aguentam mais.

Acho que os WINNER experimentaram sons novos com este EP e acho ainda que esta música é um grande exemplo disso mesmo. Penso que isso é bom, o facto de poderem expandir o alcance dos seus sons.

 

05. EVERYDAY (REMIX)

 

Quanto a esta faixa, não há muito para ser dito. Este é um remix da música “Everyday” que está presente no álbum do ano passado, com o mesmo título, dos WINNER. No que toca ao som, tenho a dizer que não estou muito convencido com as alterações que foram feitas neste remix…

Pareceu-me algo esquisito ao ouvir pela primeira vez e terei de ouvir mais umas quantas vezes, caso queira colocar o mínimo de esforço para gostar desta música. No entanto, faço uma vénia à equipa de produção por tentar apimentar um pouco as coisas com este remix, que de certa forma pode chamar mais pessoas por ser mesmo uma segunda versão, uma segunda alternativa à faixa do álbum do ano passado.

 

06. FIRST LOVE (2019)

 

De longe, a minha música favorita. Parece que os WINNER decidiram guardar o melhor para o fim.

A melodia desta música é mesmo bonita e complementada perfeitamente pelas vozes dos 4 rapazes. Admito que fiquei com arrepios quando ouvi, pela primeira vez, a parte “She’s all I need“. Considero que nesta música, quem mais brilhou foram os 2 vocals, especialmente no refrão.

Quanto à letra, os membros parecem presos a um amor já terminado, continuam a lembrar-se de momentos passados e sofrem com isso.

 

O EP a Nível Geral – Conclusão

A meu ver, este álbum prende-se muito à temática de amores perdidos ou relações sem amor que precisam de terminar.

Os WINNER fazem um bom trabalho ao variar o estilo das músicas, mantendo os temas. Podemos ouvir músicas mais animadas e músicas mais tristes.

Gosto do EP, tem um bom equilíbrio, mas sinto que faltou alguma coisa na faixa principal para conseguir levar este EP ao próximo patamar. No entanto, tenho a certeza que vai ser bem recebido pelos fãs e vai haver muita gente a comprá-lo.

 

As minhas músicas favoritas?

  • First Love (2019)

 

E vocês, o que acharam deste EP? Quais foram as vossas músicas preferidas? Comentem abaixo!

 

>> Para mais notícias e artigos sobre K-pop, clica AQUI

 


Artigos relacionados

GOT7 – Álbum “SPINNING TOP” Análise

LEEGIKWANG – Digital Single ‘I’ Análise

BTS – Map of the Soul: Persona Análise

 


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.