Dia do Pai – Top Momentos Pai & Filho

por João Simões
Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho

De forma a celebrar o Dia do Pai da melhor maneira, o ptAnime construiu um pequeno TOP de momentos de relações entre pai e filho. Este não está numerado de forma propositada. Todos os momentos possuem uma qualidade relativamente semelhante, ficando a qualidade superior de um perante outro na perspetiva de cada um.

 

Edward, Alphonse & Van Hohenheim – Fullmetal Alchemist Brotherhood

Durante 10 anos, Hohenheim estabeleceu-se como uma figura paternal ausente. Por consequência, os seus dois filhos viveram uma pequena parte das suas vidas com a mãe e a maior parte dela sozinhos. Edward, como irmão mais velho, teve então que assumir uma grande responsabilidade familiar. Todas estas situações fizeram com que Ed criasse um ódio de estimação pelo pai.

O reencontro familiar é marcado pela agressividade de Edward, pela felicidade de Alphonse em finalmente conhecer o pai, e pelo sentimento de culpa carregado por Hohenheim.

 

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho - Fullmetal Alchemist

 

O facto de serem obrigados a enfrentarem grandes perigos juntos, levou-os a cooperar. Com isto, a ligação entre os dois foi-se recriando aos poucos. Ed foi progressivamente aceitando o pai, criando um equilíbrio bem mais pacífico na relação.

Edward reconheceu por fim que os sacrifícios que o pai teve que realizar foram necessários e ao mesmo tempo dolorosos. Ainda que este último tenha estado ausente, nunca deixou de se preocupar com eles.

Isto é, sem dúvida, algo que Hohenheim foi provando com ações ao longo de toda a narrativa.

 

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho

 

Naruto & Minato – Naruto Shippuden

O encontro de Minato com Naruto, após 16 anos, é marcado por explicações, desentendimento, reconhecimento e compreensão. Não tenho muito mais a acrescentar. Este excerto fala por si só. Vou apenas realçar o facto de Minato ter selado um monstro no seu recém-nascido filho, por acreditar que ele seria capaz de o controlar. Apesar de ainda nem sequer o conhecer.

Como ele próprio o disse:

 

Ser pai é ter uma fé inabalável nos próprios filhos.

 

 

Goku & Gohan – Dragon Ball Z

É um pouco desnecessário descrever a personagem de Goku. Seja no seu todo, ou como pai em específico. O seu imenso altruísmo bondoso levou-o sempre a devotar a sua vida aos seus amigos e principalmente à sua família.

Um dos momentos mais marcantes da história é quando Goku apresenta Gohan, com um imenso orgulho, aos seus melhores amigos.

 

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho - Dragon Ball

 

 

WhiteBeard & “Filhos” – One Piece

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho

 

Edward Newgate, o homem que declarou guerra contra o mundo inteiro para salvar um “filho”.

Como muitos devem saber, para se ser pai, a relação não necessita de ser verdadeiramente biológica. Edward, ao longo das suas aventuras, foi adotando jovens que necessitavam de ajuda. Passou-lhes grandes valores como: determinação, perseverança, justiça, irmandade, entre muitos outros. Um exemplo divino de pai adotivo, capaz de perdoar mesmo quando apunhalado pelos próprios filhos. Capaz de mover mares, impor-se contra as grandes forças do mundo, e fazer delas um inimigo a abater para poder salvar um filho da morte.

Mesmo nos últimos momentos da sua vida, a única preocupação que o atormentava era se tinha sido um bom pai! Ele próprio questionou a um dos seus filhos:

 

Não são necessárias mais palavras… responde-me apenas a esta questão, Ace… eu fui um bom pai?

 

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho - Edward Newgate

 

 

Daikichi & Rin – Usagi Drop

Continuando nos exemplos de excelência no que diz respeito a pais adotivos, Daikichi Kawachi não poderia passar despercebido! A dupla Daikichi e Rin é um exemplo brutal de como as coisas podem ser bastante complicadas num fase mais inicial. Principalmente quando a criança é adotada já com uma idade um pouco avançada.

Este primeiro estágio será decalcado com desentendimentos. Discussões derivadas de viver com alguém que não nos pertence num momento, mas que de seguida está ali para ficar como figura paterna.

 

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho - Usagi Drop

 

No entanto, uma vez ultrapassada esta fase problemática com sucesso, surge o equilíbrio, a cumplicidade, a proteção mútua e a partilha. Daikichi conseguiu mostrar que com muito esforço e dedicação é possível não só salvar uma vida, mas também dar-lhe um rumo que ela não teria.

 

Dia do Pai - Top Momentos Pai & Filho - Usagi Drop

 

Espero que tenham gostado. Que outro momento colocariam neste TOP?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.