Gundam Build Divers – 1/144 HGBD Astray No Name

por Ricardo Silva
Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

Seguindo a linha Gunpla de Gundam Build Divers, e em seguimento ao último post sobre o main Gundam desta série, o 1/144 HGBD Gundam OO Diver, falemos agora de um dos mais peculiares e interessantes mobile suits no universo Build Divers.

Gundam Astray No Name é o seu nome, desta feita pilotado pelo anti-herói: Tsukasa Shiba.

 

 

Com a sua montagem baseada no popular 1/144 HG Gundam Seed Astray Red Frame [Flight Unit] (2013), este novo Astray tem também em grande parte o seu design baseado no mais recente Lord Astray, este parte do spin-off manga, Mobile Suit Gundam Seed Astray: Princess of the Sky.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

 

Assim, o Astray No Name é uma espécie de mistura do que melhor Gundam Seed Astray tem oferecido aos seus fãs, seja em formato Gunpla ou manga. . .

Mas comecemos por algum backgound tanto a este Gundam como ao seu piloto e, como é lógico, sem grandes spoilers.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

 

Tsukasa Shiba, em tempos um experiente Gundam Build Fighter, usa agora o antigo e quase extinto GPD ou GP Duel, o exato sistema de batalha usado na saga Gundam Build Fighters. No entanto, as batalhas via GPD foram agora praticamente substituídas pelo sistema GBN ou Gundam Battle Nexus, ou seja, o atual “hubVR ao estilo MMORPG onde se desenrola toda a trama de Gundam Build Divers.

Neste sentido, Tsukasa vê-se obrigado a usar e ser parte deste novo sistema GBN juntamente com a sua unidade Astray No Name, onde num infame encontro com Riku Mikami, estes usam o ultrapassado sistema GPD para um fenomenal combate.

O desfecho final desta batalha é deveras surpreendente.

 

 

Dito isto, e por detrás de um enredo bem maior do que apenas esta batalha, terá tido este Gundam Astray No Name uma boa tradução para plástico?

Tendo em conta o que vimos em Build Divers e aquilo que este kit oferece em plástico, então eu diria que sim. Este 1/144 HGBD Astray No Name, apesar de ter as suas falhas, convence e sente-se como a sua contra-parte animada.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

 

Antes demais, vou referir uma pequena curiosidade inerente a este Gundam. Segundo o seu piloto, a costumização deste é feita através de destroços. Ou seja, muito deste Astray No Name são partes reaproveitadas dos mais variados mobile suits que fora eliminando em combate. Isto torna-se algo importante de referir, pois contribui tanto para o seu peculiar design, como serve de mote para falarmos da articulação que este novo Astray oferece.

 

 

Desta feita, o No Name perde assim um pouco na sua articulação e grau de movimentação, isto devido precisamente às novas peças de armadura e à maneira como estas estão dispostas por todo o Gundam, isto claro, se o compararmos ao seu molde original, o HG Astray Red Frame [Flight Unit].  No entanto, e como ainda estamos a falar de um dos mais flexíveis moldes na linha High Grade, não quero com isto dizer que não continue a usufruir de uma excelente articulação. Terão à vossa disposição uma mobilidade mais que suficiente para que possam alcançar algumas poses mais dinâmicas.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

 

Tal como já devem ter reparado pelas imagens de referência, este Astray No Name vem equipado com uma das mais polivalentes “unidades” existentes em Build Divers. Estou a falar da unidade No Name, ou seja, a “capa” que está ao ombro deste Astray que curiosamente dá o nome a este Gundam.

A unidade No Name, alem de lhe dar um ar extremamente badass, tem em si a habilidade única de se conseguir transformar em diferentes modos.

Como primeiro e mais defensivo temos o D-Extension mode, que mais não é do que a extensão da unidade No Name para proteção do mobile suit.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

D-Extension Mode

 

Bem como o B-Smartgun e o X-Connect mode como os mais ofensivos.  Este último sendo o mais poderoso dos três, usa o sistema N.I.T.R.O (original do Gundam Delta Kai, um mobile suit referente ao manga, Mobile Suit Gundam U.C. 0094: Across The Sky) que aumenta e capacita as naturais habilidades do piloto, permitindo uma maior capacidade ofensiva.

 

 

Em termos de acessórios, este HGBD Astray No Name não traz muita coisa na sua caixaapenas um Gauntlet Saber de alta densidade que pode ser acoplado ao kit em lugar de qualquer um dos manipuladores. Podemos ainda considerar a própria unidade No Name como um acessório, pois esta apresenta até alguma compatibilidade com outros kits da linha High Grade Build Divers.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

Um outro aspeto, e talvez aquele que mais possa influenciar uma eventual compra deste Astray, é o facto de, por alguma razão, a Bandai ter alterar a coloração de partes deste Gundam, isto em relação ao revisto na série e às artworks oficiais que já referenciamos. Caso apenas montem este kit out of the box, irão reparar que a unidade No Name e outras várias partes da armadura, deveriam estar num tom cinza escuro ou preto, ao invés do tom acastanhado que têm atualmente.

Ora, podemos dizer que isto é um erro por parte da Bandai e que pode até fazer diminuir o interesse neste kit, mas sendo que estamos a falar de modelismo acima de tudo, será sem dúvida uma excelente oportunidade de treinar alguma pintura.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name

 

Em suma, esta é mais uma variação Astray criada para um universo spin-off em Gundam. O Astray No Name e o seu piloto Tsukasa Shiba remetem-nos de volta a Gundam Build Fighters com um tom mais escuro e sombrio, com um plot bastante interessante a acompanhar.

Este reinventa novamente o molde do HG Gundam Seed Astray Red Frame [Flight Unit] com um design muito mais edgy e agressivo. Se a isto juntarmos a polivalente unidade que o acompanha, No Name, estamos perante um kit que, tendo os seus pontos menos bons, é na minha opinião bastante único e que ficará muito bem na vossa coleção de Astrays, sem nunca perder a essência daquilo que os tornou em mobile suits e kits tão populares.

 

Gundam Build Divers - 1/144 HGBD Astray No Name


Caso estejam a pensar em adquirir um 1/144 HGBD Gundam Astray No Name, este kit já se encontra disponível na loja ptAnime:

Gundam Astray No Name HGBD 1/144 Bandai – Gundam Build Divers


Recomendamos estes links:

Manual para Gunpla – Dicionário

Gunpla – Um Arsenal de Ferramentas


 

Fonte: GundamKitsCollection

 

1 comentário

Também deverás gostar de

1 comentário

LEANDRO SANTOS 14 Novembro, 2018 - 19:12

não conhecia, mas quase que fiquei fã.. gostei do nome, da composição, da história por detrás dele e do design

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.