Koutetsujou no Kabaneri | Primeiras Impressões

por Usagi Wright
Koutetsujou no Kabaneri

Título: Koutetsujou no Kabaneri
Adaptação: Original
Produtora: Wit Studio
Géneros: Ação, Steampunk, Horror
Ficha técnica: Indisponível

 

Koutetsujou no Kabaneri | Opening

“Kabaneri of the Iron Fortress” – EGOIST

 

Esta história de “ação e sobrevivência steampunk” passa-se na ilha Hinomoto, onde humanos se escondem em fortalezas chamadas estações contra a ameaça de seres parecidos com zombies, que possuem corações de aço, conhecidos como Kabane. Apenas locomotivas armadas chamadas Hayajiro passam entre as estações.

 

Koutetsujou no Kabaneri

 

Koutetsujou no Kabaneri ou “Attack on Zombies”?

Brincadeiras à parte, quem conhece a obra Attack on Titan entende que este anime possui várias semelhanças com Shingeki no Kyojin (não fosse o realizador e o estúdio responsável os mesmos para as duas animações): inimigos que pretendem destruir a humanidade, um protagonista com o âmago de salvar o mundo, muito sangue a voar, mortes e momentos dramáticos.

Será Koutetsujou no Kabaneri uma cópia de Attack on Titan? Muito provavelmente sim, mas na verdade… que interessa? Se o anime conseguir aproveitar bem a premissa apresentada, nada mais é do que juntar o útil ao agradável. E este anime, ao menos pelo primeiro episódio, parece ter conseguido essa proeza.

 

Koutetsujou no Kabaneri

 

O episódio começa logo com a ação no seu máximo, com cenas de extrema violência visual e psicológica, sem filtro ou censura. A atenção do espectador consegue ser instantaneamente captada e mesmo não conhecendo a história ou os personagens, a existência de um mal que está a destruir a humanidade faz-nos sentir compaixão pelos “nossos companheiros”. Acontecimentos inesperados e até imprevisíveis (tendo em conta o panorama normal da maioria dos animes) são um must que potencia o episódio no seu todo.

 

Koutetsujou no Kabaneri

 

O ambiente em Koutetsujou no Kabaneri não é, sem dúvida alguma, o melhor que este anime tem a oferecer. Temos alguns momentos em que a animação é muito bonita, límpida e até “cristalina”, mas, no seu geral, os traços são bastante normais com um aspeto mais realista. Isto não é de todo um defeito, já que “o feel dos anos 80″ transmitido é adequado ao tipo de história.

 

Koutetsujou no Kabaneri Mumei Ambiente

 

Koutetsujou no Kabaneri | Potencial

O que dizer sobre o potencial desta obra? Eu não sou fã de histórias que envolvam zombies, ou algo semelhante, e ainda assim consegui ver-me presa ao ecrã! As minhas expectativas estão altas, principalmente tendo o criador de Code Geass Ichiro Okouchi, elaborado os guiões.

Koutetsujou no Kabaneri não possui nenhuma base, então as possibilidades estão todas em aberto. As expectativas estão altas mas não se pode afirmar, para já, que irá ser o melhor da temporada. O anime tem tudo para ser bom, basta apenas ser bem aproveitado. O primeiro episódio está bem conseguido e consegue deixar-nos com vontade de ver os próximos, seja pelo enredo como pela banda sonora que eleva os eventos a um outro nível.

Vamos esperar para ver o que estes grandes nomes nos podem oferecer!

 

 

Aproveita e lê também a análise final que eu fiz neste artigo AQUI.

 

 

15 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

15 comentários

Leandro Santos 11 Abril, 2016 - 15:59

tinha boas expectativas e parece que se vão concretizar.. tenho de ver

Responder
Cátia Coelho 11 Abril, 2016 - 16:44

Pelo menos deste primeiro episódio… com certeza vais gostar!

Responder
SirBlaze 13 Abril, 2016 - 23:05

Parece-me um bom anime pelo primeiro episódio e só espero que tenha menos semelhanças, do que aparenta ter, com Shingeki no Kyojin. Não quero que seja um anime que só tenha um personagem decente…

Responder
Cátia Coelho 13 Abril, 2016 - 23:39

Olá SirBlaze!

Realmente existem muitas cenas que parecem SNK. Lembras-te da parte em que os zombies atacam a estação? Parecia mesmo as cenas dos titãs quando destruíam a muralha…

Realmente não sabemos o que esperar, mas com tantos bons nomes por detrás do anime só nos resta confiar que saberão o que fazer 🙂

Responder
SirBlaze 14 Abril, 2016 - 0:28

Não estou muito por dentro dos nomes no que toca a realização de animes , apenas conheço os estúdios , mas sim também tenho esperanças que seja um bom anime e apesar de parecer um rip-off numa coisa já ganha a SNK, os walkers são muito mais badass que os titãs com cara de retardados xD.

Responder
Cátia Coelho 14 Abril, 2016 - 0:52

Mas SirBlaze temos de ver que alguns zombies também apreciam com cara de retardados, embora não fossem todos xD

Responder
Leandro Santos 18 Abril, 2016 - 20:57

gostei de quase tudo, do desenho, de algumas personagens cm potencial, da mitologia, da acção
mas e este é um grande mas, foi dada muita informação para um só episódio, foi uns seg. de comboios, mais uns com os trabalhadores, etc, etc.
deveria ter existido um maior equilibrio, ou então dividiam em dois episódios.
sou apologista de que se podem copiar formulas desde que sejam bem feitas, mas as semelhanças com AoT são inúmeras e talvez até exageradas, é a fortaleza, é o protagonista, é o ataque e os monstros, ou seja, demais.

felizmente para os defeitos existe sempre uma virtude e vou com certeza acompanhar o anime

Responder
Cátia Coelho 19 Abril, 2016 - 16:34

Obrigada pela tua opinião Leandro.

Por acaso eu não fiquei com essa impressão da informação a mais ser um defeito, até porque ela só me deu vontade de saber o que iria acontecer a seguir. Mas (sempre existe um mas) realmente as semelhanças com AOT são estrondosas, porém estou a contar com que isso não seja o principal para “chamar gente” e sim o enredo.

Só espero que este anime não seja conhecido apenas como “a cópia de AOT”. Espero muito dele, vamos ver o que nos reserva.

Obrigada de novo e vai partilhando o que estás a achar. No final, quando eu fizer a análise, depois confrontamos as nossas opiniões 😉

Responder
Leandro Santos 19 Abril, 2016 - 19:52

a informação é um “defeito” porque poderia ter sido dada em dois episódios, só isso, até porque tal como tu também fiquei a querer saber mais sobre aquele mundo

tambem tenho boas expectativas quanto ao resto da temporada, mas temo que as semelhanças sejam constantes até ao final, veremos

Responder
Cátia Coelho 19 Abril, 2016 - 22:22

As opções estão todas em aberto já que é um anime original. Vamos ver como corre!

Responder
Vitor Hugo 19 Abril, 2016 - 22:03

Apesar de continuar a ver este anime, depois deste segundo episódio fica provado que é um rip-off de AoT e eu não sou um grande admirador do seu predecessor … Em AoT usava-se o lema de senão podes vencê-los junta-te a eles no sentido em que os titãs são demasiado fortes por isso vamos fazer o protagonista transformar-se em titã , neste ainda que mais soft transformaram o protagonista num “Blade” e não é que não goste , mas é simplesmente demasiado Cliché :S.

Responder
Cátia Coelho 21 Abril, 2016 - 19:31

Vitor Hugo, antes de mais obrigada pelo comentário.

Acabei agora mesmo de ver o segundo episódio do anime e confirmo aquilo que disseste… Ikoma agora será salvação da humanidade (tal como o Eren).

Contudo, podes ver o anime como se fosse uma homenagem a AOT e não simplesmente uma cópia! Achei engraçado este segundo episódio, apesar de ter sido previsível.

Eu estou curiosa para ver o caminho que Kabaneri vai ter. Pode ser que siga por outro caminho que não o de Shingeki, algo que só poderemos falar mais para a frente.

Obrigada de novo pelo teu comentário e volta sempre 😀

Responder
Belarmino 15 Agosto, 2016 - 18:01

È de parabenizar a produçäo, e dize que “è um Anime muito bom mesmo, Gostei.”

Responder
Henrique 17 Janeiro, 2017 - 3:45

Esse anime, embora tenha uma animação muito boa, consegue ser algo VAZIO. É mais um anime do tipo “tal dia (insira aqui alguma criatura sobrenatural maligna) levou a humanidade a beira da extinção. (Insira aqui o nome do protagonista) descobre que também é uma dessas criaturas e precisam ir (insira aqui um lugar aonde tem resposta para a solução de como combateras criaruras) com seus amigos.”. Eu particularmente achei bastante parecido com Shingeki no Kyojin. Simplesmente achei uma perda de tempo ter assistido isso. A menina (amiga do protagonista) se saiu muito melhor do que ele em todos os aspectos, no fim é uma montanha de perguntas com respostas óbvias. 4/10

Responder
Cátia Coelho 17 Janeiro, 2017 - 18:53

Olá Henrique,

Engraçado é que eu na minha análise final de Kabaneri apresentei exatamente esses pontos que referiste. Olha dá uma olhada: https://ptanime.com/koutetsujou-no-kabaneri-anime-primavera-2016-analise/

A nota final que dei ao anime não foi mais baixa porque a animação é positiva e isso também tem relevo. Mas realmente os primeiros episódios destoam muito dos outros.

Obrigada pelo teu comentário.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.