Há alguns anos encontrei o manga que levaria a esta série anime. E apaixonei-me perdidamente: primeiro, por não possuir a estrutura típica de manga e ser algo mais estilo 4-koma; segundo, porque cumpre na perfeição aquilo que se compromete: divertir e entreter o público.
O tipo de humor é lindo, totalmente o meu estilo (a cair para o slice of life Iyashikei). Possui personagens interessantes e cuja a interação não poderia ser mais cómica, satírica e amorosa (mais um anime de aquecer o kokoro).
Tomo-chan Is a Girl! – Primeiras Impressões
Tomo-chan Is a Girl! – História
Tomo-chan wa Onnanoko! ou Tomo-chan is a girl! acompanha o dia-a-dia de três amigos de infância: Jun, Tomo e Misuzu.
Ao contrário de Misuzu, Tomo sempre foi o que chamamos de “maria-rapaz” tendo sido confundida, grande parte da sua vida, com um rapaz ao ponto que, o seu melhor amigo, Jun só se apercebeu no segundo ciclo quando viu a amiga de saia.
Infelizmente, para desespero de Tomo, o cérebro de Jun continua a rejeitar que esta seja uma rapariga e, mesmo após confessar os seus sentimentos ao amigo, a interpretação deste foi totalmente ao lado.
E assim começam peripécias e aventuras dos 3 amigos com as incríveis intervenções de Misuzu, a ingenuidade de Jun e a persistência de Tomo ao longo do secundário. Objetivo: mostrar a Jun que Tomo é uma rapariga!
Porque gosto tanto de Tomo-chan is a girl!?
O plot não é nada de especial. Acho que somos todos de acordo de que é genérico e com potencial de piadas fáceis. E é verdade que há momentos de comédia bem cliché, sobretudo sobre o corpo muito bem constituído da Tomo e da burrice do nosso caro protagonista. Mas isso é mau?
Não acho.
Tomo-chan is a girl conquistou fãs por todo o mundo na altura da sua publicação por ser, efetivamente, simples e eficaz em entreter o público-alvo. A Misuzu tem saídas com as quais nos relacionamos, e uma personalidade “péssima” que a torna um personagem secundário importantíssimo para a dinâmica do casal de protagonistas e todas as outras personagens.
Além disso, veremos mais personagens com personalidades muito carismáticas e, uma vez mais, um tanto satíricas. É uma obra que não se leva a sério e que brilha exatamente nos momentos mais “cliché”.
Posto isto, se estou com elevadas expectativas para esta adaptação anime?
Estou pois!
Tomo-chan is a girl! – Primeiras impressões
Juízo Final
O primeiro episódio foi coeso, apresentou bem as personagens, e os momentos cómicos foram eficazes. Se acho que poderia ter melhor animação/direção? Talvez, afinal vemos casos como a Komi-san can’t communicate com uma direção incrível na primeira temporada, e que em tudo potenciou o impacto do material fonte.
Em Tomo-chan is a girl! a adaptação pareceu-me fiel (pelo que me recordo do manga) e “boa o suficiente” tendo em conta os standards atuais. Acredito que seja suficientemente coesa na direção e animação para agradar aos fãs e cativar o público-alvo desta romcom.
Se gostas de comédias estilo Tsurezure Children acredito que seja uma obra para ti. É uma espécie de bálsamo para a alma com muita comédia à mistura que irá alegrar os vossos dias.
Se quiseres saber mais sobre a história do manga original basta leres a minha análise à manga: AQUI.
Gostas de Tomo-chan is a girl! e queres ler/ver mais obras deste género, sugiro-te a leitura deste artigo: