Vamos jogar à Apanhada? | Yakusoku no Neverland – Episódio 3 Opinião

por Usagi Wright
yakusoku no neverland episodio 3 imagem destaque

Mais uma semana, mais um episódio de Yakusoko no Neverland que deu que falar! A história está a seguir uma linha um pouco distante da obra original, no entanto nada disso faz com que o anime seja mau, apenas diferente daquilo que os leitores de mangá esperavam.

O que acharam deste episódio? Saibam a minha opinião abaixo!

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoko no Neverland


 

Yakusoku no Neverland – Episódio 3 Opinião

O episódio 3 do anime ofereceu-nos muitas explicações e várias respostas sobre a quinta e aquele mundo. Existiram algumas que me intrigaram e outras que trouxeram ainda mais mistérios e dúvidas para a série.

Comecemos por exemplo com:

A Irmã Krone e a Boneca Creepy

Yakusoku no Neverland - Episódio 3 Opinião

 

A irmã Krome e a sua boneca sinistra foi algo de que eu não estava à espera de ver. Primeiro porque não me lembro de no mangá existir sequer uma boneca e depois porque a relação da Krone com a mesma era meio estranha…

Como eu não li nem metade do mangá, fiquei intrigada por saber se este acessório poderá ser uma pista que o anime está a dar ao espetador sobre o passado desta personagem. A cena em que ela fala com a boneca quase que me deu a sensação de que poderia ser a filha dela que lhe havia sido retirada para ser comida por demónios. Caso contrário, qual a finalidade de acrescentar um acessório sem valor algum para o enredo?

Será que o realizador apenas quis dar uma personalidade mais caricata à Krone? Os leitores do mangá vão-me entender nesta parte – o anime tem decidido retirar algo bastante importante e que caraterizava o mangá: os pensamentos e os monólogos “interiores” dos personagens.

Já na última opinião eu realcei o facto da Emma decidir gritar os seus planos em alto e bom som para qualquer um ouvir, o que no mangá é algo que realmente não ocorre.

Enquanto que o mangá preza por uma batalha de intelectos, o anime decidiu criar uma história de aventura.

 

 

Deve ser aqui que a boneca da Krone entra. Em vez de fazerem cenas só com a cara da Srª “Hulk”, o que poderia ser algo monótono (ou não, vejam Death Note!!) decidiram criar uma cena mais caricata e divertida para quem a está a ver. É por isso que os personagens dizem aos gritos os seus planos maquiavélicos, os gritos são os pensamentos que os personagens têm no mangá, o que, por escolha do realizador do anime, decidiram abordar desta forma.

Como eu disse em cima, isto não faz com que o anime seja mau, apenas diferente.

Algo que me chamou a atenção e que pode até nem ter significado nenhum, é o facto da boneca da Krone só ter um olho (vejam acima). Isto lembrou-me do boneco Daruma, um amuleto da sorte japonês, e, tal como me explicaram os donos do AKAI, o Daruma vem sempre sem olhos pintados, quando fazemos um desejo pintámos um olho e só quando o desejo se realiza podemos pintar o outro.

 

daruma yakusoku no neverland episode 3

Créditos: Morikami Museum and Japanese Gardens

 

Pode ser que a Krone tenha feito um desejo de se tornar Mãe ou de encontrar a filha… Ou então só tem um olho para ser creepy mesmo e eu estou a viajar na maionese.

 

Quem será o Traidor no meio das Crianças?

Algo que eu realmente não estava à espera e o enredo me apanhou de surpresa foi a existência de um traidor por dentro das crianças da quinta. Como eles são tão novitos, nem sequer me passou pela ideia que isso pudesse acontecer.

Quanto a quem poderia ser o possível traidor… Bem, o anime deixou várias pistas neste episódio:

traidor em yakusoku no neverland miuda de oculos 1

traidor em yakusoku no neverland miuda de oculos 2

 

Mas esta escolha é demasiado óbvia. O anime habituou-nos a mistérios mais complexos e este aqui está demasiado “na cara”. Como na imagem promocional do anime mostram esta miúda (cujo nome me esqueci) junto com outros 2 rapazes e na mesma linha da Mãe e da Irmã, acredito que o traidor será um dos 3 ou então os 3 juntos.

 

Yakusoku no Neverland - Anime revela Novo Poster e Staff | Yakusoku no Neverland

Será que estes em baixo, como estão ao lado da Conny, serão mortos também?

 

Seria a Emma a próxima Mãe escolhida?

Isto vem de encontro a algo que eu já havia falado nas outras duas opiniões: de onde vêm os bebés? Como se chega a Mãe? Esta cena deu-nos algumas respostas a estas perguntas.

 

irma krone resultados yakusoku no neverland episodio 3

 

Esta frase da Mãe, dita à Irmã Krone, dá a entender que esta (a Irmã, pelo menos) também passou pelos mesmos testes que as crianças. Se ela passou pelos mesmos testes e ainda está viva é porque não foi vendida como comida… Se assim o foi e está na posição de assistente e não de Mãe, quer dizer que mulheres com pontuações muito altas ou perfeitas são as escolhidas para serem a próxima Mãe?

Seria Emma a Mãe do futuro? 

O que também me fez pensar nisto foi o facto de considerar que a própria Mãe Isabella também já esteve nesta mesma situação, por causa da cena abaixo.

 

numero isabella mae yakusoku no neverland episodio 3

 

Este poderia ser o número dela quando foi marcada em criança?

 

A Existência de Várias Quintas e Várias Mães

Algo que já se suspeitava era a existência de vários “complexos”, várias quintas e várias mães e que se confirmou no episódio 3 de The Promised Neverland.

 

varias quintas yakusoku no neverland episodio 3

 

Existe toda uma organização e hierarquia entre: Irmã, Mãe, Avó e o Chefe (os nomes ficam meios estranhos em português..), sendo que deverão existir várias Irmãs e Mães e só uma Avó e um Chefe. A posição de Mãe parece ser uma posição de respeito, a qual as pessoas lutam para conseguirem lá chegar (veja-se neste episódio a Irmã Krone a dizer que quer ficar com o lugar da Isabella), o que indica que a vida de um adulto fora destas quintas não deve ser muito pacífica e ainda que existem crianças que chegam a adultos – pelo menos mulheres.

 

Os títulos dos Episódios são Datas

titulo e datas yakusoku no neverland episodio 3

 

Os títulos dos episódios parecem ser as datas em que eles ocorrem ou até onde vão os acontecimentos. Os dois primeiros números parecem referir-se ao dia em que o episódio ocorre (18 no caso deste episódio 3), o segundo número corresponde provavelmente ao mês (vejam a imagem abaixo que refere ser Outubro, mês 10) e os últimos números diz respeito ao ano 2045.

 

calendario 1 yakusoku no neverland episodio 3

 

Para comprovar isto podemos ver que: A Conny foi levada no dia 12 de outubro, o que corresponde ao título do episódio 1 (121045) e o enredo do episódio 2 leva-nos a crer tratar-se do dia seguinte, tal como o seu título (131045). No final, é mostrado um calendário onde vemos que o episódio termina no dia 28, então o título do próximo episódio deverá ser 281045

O que significa que estamos perto da tentativa de fuga!

 

titulo e datas dia 28 yakusoku no neverland episodio 3

 

A Animação um pouco Inconstante

A animação foi algo que me fez comichão no cérebro neste episódio.

Apesar de existirem cenas espetacularmente bem animadas, tal como o uso de certos ângulos e a utilização da luz e das cores, a verdade é que este episódio 3, ao contrário dos outros dois, apresentou várias cenas com animação que parecia ter sido feita por estagiários, no que toca aos personagens.

 

animacao 1 yakusoku no neverland episodio 3

animacao 3 yakusoku no neverland episodio 3

animacao 4 yakusoku no neverland episodio 3

 

Talvez isso se tenha dado por uma contenção de recursos que serão melhor aplicados noutros episódios e noutras cenas ou então por falta de tempo em animar um episódio semanalmente, o que é compreensível.

Uma vez que isto apenas ocorreu nas cenas em que os personagens estavam ao “longe”, não existe muitos problemas, já que contrastava com a boa animação nas cenas chave.

 

 

Pensamentos finais:

  • Não sabia que o Hulk também era um cavalo de corrida…

irma krone a correr yakusoku no neverland episode 3

 

  • Eis que ela passa de Hulk para Maria das Papoilas num musical!

animacao 5 yakusoku no neverland episodio 3

 

  • A tua reação quando te esqueces de bater à porta no quarto dos teus pais…

emma reacao yakusoku no neverland episodio 3

 

  • Tu! Sim tu, que sempre lês e nunca comentas as minhas opiniões: eu estou-te a ver!

yakusoku no neverland episodio 3 imagem destaque

 


 

O que acharam deste episódio 3? Concordam com a minha opinião? Digam-me nos comentários!

 

Yakusoku no Neverland – Episódio 1  | Yakusoku no Neverland – Episódio 2

 

Comentários via Facebook
4 comentários

Também deverás gostar de

4 comentários

Roberto Monteiro 28 Janeiro, 2019 - 11:13

Opa! Como sempre uma ótima analise do episódio!
Eu sempre me pergunto até onde os produtores podem e devem alterar a obra original em uma adaptação…
No caso de Yakusoku eu tenho gostado, duas visões próximas dos mesmos fatos incentivam aos telespectadores a consumir as duas mídias. Ver o anime e ler o manga. Isso, claro, se for feito da maneira correta, acredito que Yakusoku tem feito assim 🙂
Estou bem ansioso para ver como eles desenvolveram o(a) traidor (dora)

Responder
Usagi Wright 28 Janeiro, 2019 - 18:44

Bem-vindo Roberto! 🙂

Ainda bem que gostaste da análise, estou a tentar fazer o melhor com a informação que tenho. Estou curiosa com quem poderá ser o traidor e se será um daqueles três que eu apontei. Se for o Ray eu caio no chão agora! xD
Acho que este anime vai fazer muita gente querer ir ler o mangá, até porque a vibe dele é completamente diferente e, lá está, o anime nunca adopta tudo na perfeição e perde-se sempre muita informação sobre a história.
Vejamos o próximo episódio já nesta 5ªf, que está já a chegar à parte em que eu já não li mais capítulos nenhuns e vou estar às cegas ahah

Responder
Leandro santos 30 Janeiro, 2019 - 14:59

Bem, com essa última pic até fico com menos vontade de comentar hehe..

Mais a sério, já devia ter comentado os outros episódios mas como vi tudo de seguida comento só este.
O anime está a fazer um excelente Trabalho em criar tensão, história e personagens com interesse.

Neste episódio gostei da introdução da freira, o ar dela é assustador, e a conversa com a boneca é mais do que estranha… E sim, acho que o facto de a boneca só ter um olho pode ter significado.
Agora, achei um pouco exagerado toda a sua velocidade.. Ou não é suposto ela ser normal?

A hierarquia é algo que me interessa, tal como as quintas.. Quero mais. Saber como sobem, o que as destingue, etc.. Tal como tu, acho que será a inteligencia que as faz subir, mas então e quem não é tão inteligente, é a avó, será um espécie de chefe regional ficando o chefe com o presidente?
A origem das crianças é algo que me intriga desde o primeiro episódio, isso é o mundo fora das quintas..
Será povoado por demónios? Ou o mundo é quase como o conhecemos?
O traidor não me parece tão óbvio, era muito mau se assim fosse..
A história caminha para uma luta para ver quem fica irmã, e com essa distração a ser útil para as crianças fugirem? Será assim tão óbvio? Espero que não.

Parabéns pela análise e continua no bom caminho..

Responder
Usagi Wright 30 Janeiro, 2019 - 22:10

Ahahahha, eu acho que resultou, vieste comentar! xD

Espero que a cena da boneca tenha significado, acho que era um bom simbolismo e não apenas ser creepy por ser.
Quanto ao desempenho físico dela não faço a mínima ideia. Parece-me que é para mostrar a dificuldade que eles terão agora com ela. A Mãe tem a inteligência e esta a capacidade física, parece-me ser mais isso…

Face à inteligência, tem de haver algo que os inibe de criar uma qualquer revolução, porque quanto mais inteligentes tiveres ali, mais eles poderão atacar o sistema não é? Então tem que haver algum mecanismo pelo qual as Mães são controladas para não fazerem o que não devem!

Quanto ao traidor e aos planos ainda não tenho mais teorias. Amanhã sai o 4º episódio e já vamos ter muitas respostas 🙂

Obrigada de novo pelo teu comentário (como sempre), espero por ti na minha análise ao próximo episódio!

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.