Finalmente! | Yakusoku no Neverland 2ª Temporada Episódio 8

por Cátia Coelho
the promised neverland episodio segunda temporada lagrimas demonios incendio

Indiscutivelmente um dos melhores episódios da segunda temporada de The Promised Neverland até ao momento. Pena ter sido tão corrido e terem cortado a parte do Norman após cinco minutos. Ainda ninguém percebeu que não queremos saber da Emma? Que ela é só extremamente irritante e o Ray, infelizmente, pode também ir de vela que não faz falta nenhuma? A história deles é aborrecida, deixem-me ver o que aconteceu ao Norman com detalhe! Que chatos, já não basta darem 50 mil cenas a apanhar peixes e depois aqui passa tudo a correr no mesmo episódio.

Tenho vários pontos a abordar aqui nos meus rascunhos, vamos lá ver como me safo nesta análise.

Ps: Podemos por favor fazer o resto dos episódios só com o Norman? Seria muito mais interessante e não teríamos a Emma a chorar a cada minuto.

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoku no Neverland


 

 

Finalmente! | Yakusoku no Neverland 2ª Temporada Episódio 8

 

O passado do Norman


 

Uma das cenas que mais queria ver (e que já ando há muito tempo a queixar-me que não existia) era o passado do Norman na nova quinta. Tive aquilo que pedi, embora tenha sido algo dado a cuspe… O que mostraram dele foi “bom”, mas poderia ter sido mil vezes melhor. Aquilo que vimos a ser apresentado daria, no mínimo dos mínimos, um episódio. Tudo o que ocorreu em apenas cinco minutos seria muito bem aceite e explorado em vários episódios, na boa!

O querer fazer tudo chegar ao final para terminar a história nesta temporada está a estragar tudo. Fico ainda mais indignada porque perdem tempo a mostrar como eles pescam e fazem coisas que não interessam nem ao menino Jesus, e depois momentos da obra extremamente importantes são dados a correr – e ainda nos dizem “tira tu as tuas próprias ilações, não queremos saber”.

Ficaram várias questões por responder, que podemos ir pela lógica ou pela adivinhação, contudo eu gostava, senão fosse pedir muito, que me espetassem com os factos na cara. Para ser adivinha ia para a SIC ler cartas como a Maria Helena. Então:

  • Como o Norman conseguiu construir a bomba?

Ele diz que consegue encontrar explosivos e eles mostram a pulseira dele. Depois menciona que precisa de partes para fazer um detonador e a câmera dá foco nas seringas. Pronto, foi apenas com estas coisas que o Norman construiu a bomba, mas aí fica a questão…

 

the promised neverland episodio segunda season oito explosao

 

  • Como conseguiu o Norman construir a bomba? Parte 2!

A sério, como? Ele menciona que o quarto possui seis câmeras de vigilância, ou seja, está constantemente a ser vigiado por humanos e demónios e acompanhado pelos humanos cientistas que controlam os testes. Aliado a isso ele é considerado um génio – o primeiro génio desde que foi instalado o sistema de quintas – sinal que tem ainda mais olhos postos em cima. Sabemos por lógica que ele obviamente teve de ter ajuda e não foi só do Vincent. Aquele cientista que no final lhe entregou uma caneta igual à que a Emma e o Ray têm (e que pertencia ao Minerva) deve ter sido o que ajudou e permitiu que tal acontecesse. Lembro-me que ele em episódios passados (quando se encontraram) comentou que havia um ajudante do Minerva, o Smee, que o ajudou a escapar e que sem ele tal não seria possível. Seria este homem de cabelo branco o Smee? Caso contrário, quem é o cientista que lhe deu a caneta?

 

the promised neverland episodio segunda season oito norman smee

 

Depois também não mostraram onde a mesma foi colocada (e como estrategicamente apenas matou os humanos, aos demónios nada lhes aconteceu) – ou quer dizer que os demónios são imunes a bombas? Não, né? Percebi que eles devem ter servido para fazer umas experiências, mas é mais uma coisa que ficamos sem saber.

Eles levaram uma temporada inteira para fugirem de uma quinta e o Norman consegue o mesmo em cinco minutos. O meu boy Norman é mesmo fantástico.

 

  • Ele está doente porquê?

Sabemos desde os primeiros episódios da primeira temporada que o Norman possui uma saúde bastante frágil e que passava muito do seu tempo de cama. Tive a ver e algumas das possíveis doenças que envolvam o “tossir sangue” são Tuberculose, Bronquiectasia, Embolia Pulmonar e Cancro no Pulmão. Claro que poderá ser nenhuma destas sequer.

 

yakusoku no neverland 10 emma e norman criancas

 

Quando ele vai buscar a sua comida eles dão um zoom num copo cheio de comprimidos. Serão para a doença que tem desde miúdo… ou talvez drogas para testar algo nele?

 

yakusoku no neverland segunda season episodio 8 review comprimidos

 

Seja a doença ou testes que tenham realizado nele, o anime mostra através da quantidade de sangue na mão a evolução da sua condição de saúde. Além de ter mencionado que tem de resolver as coisas “no tempo que lhe resta” (daí a pressa para tratar de tudo).

 

the promised neverland norman doença sangue mão episodio 8

 

Estas são algumas das perguntas que ficaram por responder, de certeza que vocês arranjam mais umas quantas que não me estou a lembrar e que deveriam ter sido explanadas.

 

O Peter Ratri é parente do Minerva?


peter ratri the promised neverland episodio oito

 

Só percebi este ponto quando estava a escrever na minha folha de rascunhos os tópicos da opinião. Realmente quando ouvi ele a dizer Ratri fiquei: “Mas eu já ouvi este nome em algum lado… Será que é o Minerva?!”, no entanto ele disse que o primeiro nome era Peter, então descartei totalmente a hipótese e não pensei mais nisso. No fim é que me dei conta que o nome verdadeiro do William Minerva é James Ratri logo, fazendo as contas, James Ratri e Peter Ratri têm de ser da mesma família! Eles não iriam colocar o mesmo apelido só porque sim.

Terá sido esse o motivo do Minerva ter conseguido colocar o Smee lá dentro, que iria ajudar o Norman a escapar? Embora o Peter seja um vilão na história… portanto, não sei como os dois podiam concordar em alguma coisa.

 

the promised neverland episodio segunda season oito peter ratri gatekeeper

 

Este vilãozeco mal apresentado disse que era um “porteiro”, mas não do quê. Sendo ele familiar do Minerva, e uma vez que era este o responsável por tentar tirar crianças dos matadouros, pode ser que os dois no passado tenham colaborado de alguma forma e o Peter se tenha fartado de ser apenas um coadjuvante. É uma teoria que me parece fazer sentido.

De qualquer das formas, teria sido bom se o suposto vilão, que quase nem apareceu, tivesse sido melhor caracterizado e aprofundado do que apenas ser mau porque sim e adeus já morreu, próximo.

 

peter ratri the promised neverland opening

Este não é o Peter Ratri no opening? Este destaque todo e tivemos 1 minuto de presença dele?

 

Ninguém quer saber mais da Emma e do Ray


the promised neverland episodio segunda temporada oito emma ray gilda don

 

Só eu é que fiquei chateada quando eles mudaram do passado do Norman para mostrar o momento Dora, a Exploradora dos quatro estarolas? Realmente eles acham que alguém no mundo prefere vê-los atrás de pássaros e a procurar cocó da Mujika, em vez de uns humanos enfiados em frascos e a serem torturados? O ser humano é atraído pela violência (não me digam que quando passam por um acidente não ficam com curiosidade de dar uma espreitadela) e mesmo que assim não fosse, a parte deles poderia ter sido reduzida a apenas 10 segundos. Já sabíamos que os iam encontrar, pronto! Além disso não entendi porque a Gilda e o Don tiveram que ir com eles (deixando os miúdos sozinhos à mercê do perigo). Pelas imagens que vimos serviram para alguma coisa? Eles lá ou não era igual. Enfim, que inteligência.

 

the promised neverland episodio segunda temporada oito emma floresta

 

Este tópico está aqui não só porque o caminho deles está a ser aborrecido, mas também porque a Emma está a estragar o que poderia ser um bom enredo. Por alma de quem é que ela tem de ter sempre o que quer, só porque sim? “O MC tem o que o MC quer”, já sei, porém neste caso podemos trocar de protagonista?

Continuo a afirmar que a ideia de querer salvar todos é completamente egoísta. Matar demónios? Não! Eles comerem os miúdos por quem estou responsável? Opa, se tiver de ser assim só um bracinho porque não… Por causa da ideologia dela, coloca tudo e todos em risco. Tal como especulei na análise ao episódio da semana passada se o sangue da Mujika (ou do velhote) der também a mesma esperança média de vida (e sabemos que a demónia tem pelo menos 700 anos), onde irá existir espaço e comida suficiente para tantos seres que não morrem “rápido”? Isso levará no futuro a uma nova guerra entre humanos e demónios, já que estes irão com certeza invadir o mundo do outro lado quando a parte deles estiver já no limite de população, alimento e terra.

Pelo menos a solução do Norman iria “divertir-me” mais e seria, talvez, uma solução para o nosso lado. Já a dela não.

 

A sério que tivemos um “Martha moment” na série?


 

MEU DEUS, ELA CHAMA-SE MARTHA (perdão, Emma), JÁ NÃO A POSSO MATAR, SE TIVESSE QUALQUER OUTRO NOME SERIA NA BOA, MAS EMMAS EU NÃO MATO VAI CONTRA A MINHA RELIGIÃOOOOOOOO.

A sério, gente? A cena da miúda ter o mesmo nome da Emma passa o limite do necessário. Era possível o Norman ter exactamente a mesma reacção sem sequer enfiar a outra chata no meio. Sabemos bem que só o facto de o inimigo ter um nome e uma história humaniza-o mais e fica a parecer “menos mostro”, para além de que estamos a falar de um miúdo que está simplesmente a fazer um genocídio. É preciso mais que isto para ele ficar sentimental e chocado?

 

Norman: Deus ou Diabo?


 

Qual a vossa resposta? A única que existe é a mesma de quando me fazem perguntas jurídicas: depende.

Depende pura e unicamente do ponto de vista. Ele mesmo assentou esse facto, de que para uns seria um Deus e para outros tantos um verdadeiro Demónio. Nunca haverá concordância nestes assuntos, muito menos quando é algo mais extremo. Mesmo que o que ele esteja a fazer seja o “correcto e justo”, na verdade não dá para ter isso como verdade absoluta – o mesmo se vê nas várias religiões existentes.

A situação na qual o Norman se colocou (embora tenha durado muito pouco tempo, infelizmente, e tenha sido porcamente trabalhada) tem ligação com a do Lelouch no final da segunda temporada de Code Geass. Quem se lembra?

 

A cena da aldeia


 

A melhor cena do episódio 8 de Yakusoku no Neverland! Teve tensão, sangue, morte e tudo o que a primeira temporada nos habituou. A animação foi decente aqui, mas o que se sobressaiu foi sem dúvida a OST que elevou tudo a um outro nível. O único senão apontado é que isto poderia tudo ter funcionado mil vezes melhor se a ponte até ao momento tivesse sido bem explorada. Se tal acontecesse esta cena seria épica! Não o foi, mas não deixou de ser muito boa (parece que alguém se animou a fazer o episódio como já não acontecia antes).

Uma pessoa ficou logo entusiasmada ATÉ aparecer a Emma e estragar tudo. Não queremos salvar ninguém. Deixa arder c*!

 

O demónio idoso possui o sangue da Mujika? E ps: Ele não é bonzinho, não!


the promised neverland episodio segunda temporada velhote demonio e emma

 

Será que este é um dos demónios que sobreviveu, dos que foi transformado pela Mujika? Ou será que é um dos espécimes que, tal como ela, também evoluiu nesse sentido? Ouuuu será que é pai dela? Seria interessante por acaso.

Porém, tem aqui uma coisa errada que acho que ninguém percebeu. O velhote não é “boa pessoa” (ou um bom demónio) como quiseram dar a entender. Parece “ser fofo”, mas na verdade não quer saber nada das coitadas das criancinhas que são comidas. Se ele é um dos demónios que, tal como a Mujika, não precisa de comer humanos para ser racional, porque é que nunca deu o seu sangue à neta, por exemplo? Porque é que apenas lhe deu no momento em que já estava a degenerar? Estão a perceber o cenário aqui? Tentaram fazer uma cena triste com um avô e a sua netinha, só que no fundo o vovó nunca quis saber se a miúda tinha de comer crianças humanas ou não, MESMO ele tendo a possibilidade de mudar essa realidade.

 

the promised neverland episodio segunda temporada demonio sangue beber

 

Ele não quer saber se os demónios comem crianças (nem faz nada para mudar tal) e nós é que temos de ter pena deles? Quero lá saber dele! Ele também não quis saber “de nós” mesmo tendo LITERALMENTE o poder de mudar isso.

Quando começarem a ficar sentimentais com esta cena, lembrem-se de todas as crianças torturadas e mortas para que a netinha dele pudesse comer xixinha, mesmo que não houvesse necessidade de tal. Pronto, acabou a choradeira.

Bem e vou terminar a análise com o mesmo tópico já usado anteriormente:

 

Onde está a Isabella?!


 

Aqui fica um meme que resume a presença dela a temporada toda

 

Continuamos neste assunto (que devia ser um não assunto): onde raio meteram a Isabella? Estamos no episódio oito meus amigos, e temos só mais três pela frente. É suposto ela aparecer quando? No final, quando já não tiver interesse nenhum porque já não há mais história? Porque a trouxeram tão cedo para no final acabar por não aparecer mais, nem sequer dar um piu?

Não entendo a lógica de quem está a realizar estes episódios: vamos trazer de volta uma personagem e nunca mais falar nela! Perfeito, os fã vão amar a lógica. 🤡

 


 

Pensamentos Finais

  • Alguém me explica como é que eles chegaram tão rápido à aldeia? Nem 5 minutos? O cavalo demónio dos outros dois deve ser mesmo rápido, comboios a alta velocidade para quê, né Japão, invistam nisto.

the promised neverland episodio segunda temporada emma ray aldeia incendio fogo

 

  • Olhem, a Akatsuki decidiu fazer um cameo. Já agora porque é que eles foram à aldeia? Não era suposto a droga fazer o trabalho completo? Se tiverem de ir a todas as aldeias acabar o trabalhinho vai ser difícil aniquilar todos, não faz lá muito sentido.

the promised neverland episodio segunda temporada akatsuki

 

  • Ainda não consegui perceber como é que a Emma e o Ray conseguem sempre correr mais rápido que os demónios gigantes com 6 patas. Alguém os mande para as Olimpíadas de Tóquio sff

the promised neverland episodio segunda temporada oito emma demonio

 

  • Muito interessante o Norman ter conhecido o Vincent pelo simples facto da caneta dos testes se encontrar um dia do lado direito e não do esquerdo, como ele sempre usava.
vincent the promised neverland episodio oito testes

Yakusoku no Neverland 2ª Temporada Episódio 8

 

  • O amuleto apenas serviu para a Mujika encontrar a Emma? Não podia ter um significado mais fixe, tipo ser um localizador?
the promised neverland episodio segunda temporada oito emma pendulo mujika

 

  • Eu nem comento o que as lágrimas dos demónios parece xD

the promised neverland episodio segunda temporada lagrimas demonios

 

  • Isto não vos fez lembrar o episódio “Fifteen Million Merits” de Black Mirror?
the promised neverland episodio segunda season oito norman black mirror

Yakusoku no Neverland 2ª Temporada Episódio 8

 

  • O opening e o ending são a melhor coisinha deste anime

opening episodio 6 the promised neverland 2a temporada

 

O que acharam deste episódio? Também foi o melhor desta temporada para vocês? Digam-me coisas!

 

4 comentários


Também deverás gostar de

4 comentários

Kurapikad 7 Março, 2021 - 18:15

Tentar ser mais breve 😀

1. Concordo que foi sem dúvida dos melhores episódios da S2, especialmente a OST como referiste.

2. É o que dá misturar conteúdos originais com coisas importantes da obra original … o amuleto caí em saco roto e serve apenas para a Emma ser encontrada, o Peter Ratri ninguém percebeu muito bem qual o papel dele e as pessoas vão ficar sem saber porque o velhote não tinha dado antes o seu sangue à neta (a não ser que expliquem mais à frente) … amuelto, Peter Ratri e o “sangue amaldiçoado” são importantes e fazem sentido no Manga, já no Anime ficou uma trapalhada :/ … já para não falar da Isabella.

3. Eu também sou da Team Norman, até porque ele tem a sua team estilo Akatsuki, tenho pena de no Anime ainda não os termos visto mais em ação.

4. “Alguém me explica como é que eles chegaram tão rápido à aldeia?” Pensei o mesmo, fez tanto sentido como a cena dos peixes e aquela equipa SWAT de “elite” 😀

Responder
Cátia Coelho 8 Março, 2021 - 1:52

Olá de novo ^^
1. A OST foi muito boa, até fez o episódio parecer muito mais do que aquilo que foi xD Principalmente porque depois de o ver pela 2x perdeu mais “a magia”
2. Isto parece tal e qual o “help room” do abrigo. Tanto destaque e nem serviu para nada LOL parece que colocam os objectos importantes do manga mas como depois não têm tempo de desenvolver tudo fica só ali para não dizerem que não existiram
3. Norman é vida, já desde a primeira temporada 😀
4. Eu preciso de um cavalo daqueles xD

Responder
Kurapikad 8 Março, 2021 - 9:04

Mais triste para mim é que no Manga os demónios tinham personagens muito boas, uma delas estilo Hisoka de HxH.

Ou seja a cena no Manga era não só a ideologia Norman vs Emma mas também saber como o Norman vai conseguir limpar estes demónios tão poderosos? Havia a questão “Social” sobre o que é justo ou não mas também a cena mais shounen com lutas e grandes twists.

TPN agora é mais um melodrama muito fraquinho :/ … e confuso também, até para mim que já li o Manga não estou a perceber nada deste tutti frutti de original com adaptação…

Responder
Cátia Coelho 8 Março, 2021 - 18:23

Eles também conseguiriam fazer algo do género senão tivessem a apressar tudo.
Agora virou quase um anime de aventura e poder da amizade xD

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.