Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Análise

por Raquel Cupertino

Título: Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA / Cardcaptor Sakura: Clear Card Arc Prologue: Sakura and the Two Bears/ Cardcaptor Sakura Clear Card-hen OVA
Adaptação: Manga
Produtora: Madhouse
Géneros | Demografia: Romance, Fantasia | Shoujo
Ficha Técnica: Indisponível
Primeiras Impressões:
Indisponível

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Trailer

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue – Sinopse

Depois da batalha final com Eriol, todos os grandes segredos foram revelados. O poder de Clow Reed foi finalmente dividido e com isso a ordem no mundo reposta. Com tanta coisa boa a acontecer, Sakura está mais forte e feliz que nunca! No entanto essa felicidade durará pouco…

Com o desfecho dos mais recentes acontecimentos, a missão de Eriol termina no Japão. Este vê-se obrigado a regressar à sua terra Natal, Inglaterra, e com ele Spinel e Nakuru, o que deixa Sakura muito triste. No entanto, Eriol faz-lhe um pedido que a deixa intrigada…

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Enredo

A onda de nostalgia é apimentada pela certeza que acontecimentos dolorosos irão derrubar aquela felicidade pós-batalha. É fácil adivinhar as grandes mudanças que irão ocorrer na vida de Sakura desde o primeiro instante. Sobretudo relativamente ao seu amigo e companheiro de batalha, Shoaran Li.

Tal como Eriol, também Shoaran Li não é natural do Japão, depois de tudo finalizado o normal seria este regressar à sua terra natal. E não há nada que nos custe mais que ver os amigos se separarem… Sobretudo se ainda tiverem confissões por fazer…

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Todo o episódio gira em torno dos sentimentos entre Sakura e Shoaran. Sakura era apaixonada por Yukito, durante muito tempo pensou que este seria o amor da sua vida, até que acabou por dissolver esse sentimento noutro tipo de amor. No entanto, um novo sentimento, diferente de tudo o que já sentiu, começou a emergir depois de uma apaixonante declaração. Sakura terá agora que descobrir o que sente pelo seu grande amigo e responder aos seus sentimentos.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Mas mais belo que vermos a nossa querida protagonista a desesperar por não saber o que responder ao nosso amado Shoaran, é ver todas as peças deixadas ao longo do episódio a encaixar…

 


Para saberes mais sobre o OVA aconselho a leitura deste artigo:

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Guia


 

O OVA adapta o derradeiro final de Cardcaptor Sakura. A série anime de 1998 possui muitos pontos divergentes da manga e, alguns deles, provocaram diferenças significativas e cruciais para a adaptação do arc Clear Card. Como tal, esta adaptação surge para colmatar algumas divergências e como ponto de partida para a sequela. Existe, portanto, vários momentos diferentes do último episódio da série, e que agora surgem reforçados e enriquecidos de pormenores. Irei abordar alguns deles e explicar o enquadramento com o enredo:

 

1 º Momento Eriol

A saída em primeiro lugar de Eriol foi totalmente premeditada e, claramente, prevista no futuro (não esquecer que Eriol tem esse poder). Como tal, foi delicioso assistir ao dialogo paternal entre Eriol e Sakura em que o mesmo a faz prometer pensar sobre certa despedida…

Além disso, conseguiram intensificar a nostalgia ao recordar Eriol e companhia, bem como mostrar o final sem “censura” desta personagem.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

2º Momento Touya

Se houve momento que me deixou com pele de galinha foi este…

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Existe muita informação contida na manga que foi amenizada e/ou menos explorada na série anime, uma delas foi os poderes de Touya. Como descendente de Clow Reed que se preze, também Touya é capaz de pressentir “anomalias” sobrenaturais, ver fantasmas e… “ver” o futuro (ou pelo menos ter sensações sobre o mesmo). Neste diálogo ele comprova que, não só tem esse poder, como foi graças a ele que soube desde o primeiro encontro que seria Shoaran a roubar o coração de Sakura. É… aquele “carinho” entre os dois faz tanto sentido agora!

 

3º Momento Yukito

Gostei do facto de manterem o peluche que Sakura fez para Yukito (e que este nunca chegou a receber) ao lado do que esta recebeu de Shoaran. Foi um pormenor interessante de assistir. Nota-se que foram rigorosos em seguir os pequenos grandes pormenores. Esta conversa foi um culminar perfeito da relação entre Sakura e Yukito.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

4º Os poderes de Sakura

Tal como na manga, aqui surge a primeira pista do crescimento dos poderes de Sakura. Uma vez que as CLAMP não fazem nada ao acaso, quero acreditar que não foi um simples golpe de sorte ela saber que o Shoaran estaria atrás dela (sobretudo depois da conversa – apenas na manga – sobre os poderes de clarividência que Sakura acabaria por ter, se quisesse).

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Em apenas pouco mais de 26 minutos conseguiram desconstruir o final anterior, intensificar a nostalgia e criar um episódio coerente do início ao fim! Podemos dizer que se esmeraram por dar algo aos fãs que voltasse a atraí-los à franquia e, claro, cativar novos espetadores. Acredito que conseguiram alcançar esses objetivos com eficácia, mesmo com todas as críticas em torno do ambiente.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Ambiente

Não vou mentir: a primeira vez que assisti ao OVA uma onda de irritação elevou-se em mim. É demasiado brilho, demasiado brilho-pastel, demasiadas flores, demasiada “falta de cenário”…

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

É…

E isto foram apenas alguns exemplos! Achei que foi demasiado. Podemos alegar, contudo, que seguiram a manga no que diz respeito ao “cenário floral” uma vez que a mesma usa flores para embelezar os momentos de maior clímax. Todavia… tudo o que é de mais é exagero! Há momentos em que os cenários simplesmente desaparecem e dão lugar a ambientes que cortam totalmente a imersão. Acredito que o OVA ficaria muito melhor com menos flores, brilho, pétalas e aquele tom de cor desbotado. Cardcaptor Sakura sempre primou pelas cores vivas seja em cenários como indumentárias. Clarearem tudo acabará por fazer a obra perder a “cor”, literalmente!

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Quanto à banda sonora: a Tomoyo continua fantástica e as melodias são praticamente as mesmas! A minha avaliação à banda sonora acaba assim por possuir uma descrição bastante semelhante à que dei na minha análise à série de 1998. O voice acting está muito bom, a banda sonora quando presente é adequada e possui sonoridades que vão desde o xilofone à música original interpretada pela Tomoyo. Sou apenas apologista de uma melhor gestão de sons ambiente (sons de pássaros, por exemplo).

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA – Juízo Final

Como fã da obra foi fantástico poder rever os protagonistas que preencheram a minha infância e que tanto me marcaram. Achei que foi uma decisão inteligente da parte da produção criarem um OVA que sirva de ponte para a adaptação do Clear Card Arc. Não considero que este OVA “apague” o segundo filme, ou mesmo a declaração exasperada do Shoaran na série anime. Acredito que sejam duas linhas narrativas diferentes, criadas com qualidade e a pensar nos espectadores. Claro que podem sempre melhorar, fiquei um pouco triste por não ver retratados os finais de algumas personagens e que aparecem nos capítulos adaptados por este OVA. No entanto, acredito que isso seja levantar ainda mais confusão face a todas as diferenças entre anime e manga.

 

Cardcaptor Sakura Clear Card-hen Prologue OVA - Análise

E depois há este sorriso <3

 

Quanto a quem deve assistir o OVA: idealmente só fãs da franquia que tenham, pelo menos, assistido à série anime de 1998. Para esses reforço o que disse em cima: atenção às diferenças entre manga e a primeira adaptação, há de facto pormenores que vos poderão passar ao lado, o ideal será mesmo lerem a manga (nem que seja apenas o último volume compilado)!

 

 


Queres saber mais sobre Cardcaptor Sakura?

Cardcaptor Sakura Anime – Análise

Cardcaptor Sakura Movie 1 – Análise

Cardcaptor Sakura Movie 2 – Análise

Cardcaptor Sakura – Do que se trata o novo anime?


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.