LUCENTE – O que aconteceu com o grupo?

por Nayuki
LUCENTE - O que aconteceu com o grupo

Hoje vamos falar sobre o que aconteceu com o grupo LUCENTE. Os integrantes não estão desaparecidos como no caso dos NewKidd, mas a trajetória do grupo é, no mínimo, estranha.

Vale relembrar que estes artigos são sempre muito complexos de fazer e exigem muito tempo e pesquisa. Se alguma das informações abaixo não estiver correta, peço que me avisem. Nenhum site internacional fez um artigo completo sobre o grupo.

 

LUCENTE – O que aconteceu com o grupo?

 

LUCENTE | Uma breve introdução 


O grupo LUCENTE estreou em Setembro de 2018 pela empresa Noga Entertainment, com o mini-álbum The Big Dipper e a title track Your Difference.

O grupo sofreu várias alterações na line-up durante o pre-debut, mas os membros que se estrearam foram Hero, U.Seong, Bao, Z.Hoo, Kogun, Taejun e Parkha. O maknae Parkha é o integrante mais conhecido, uma vez que participou no Produce 101 season 2 e no MIXNINE. Ele abandonou o Produce logo no começo. Já no MIXNINE participou como trainee da Maroo Entertainment e acabou em 60º.

Quando fazia aqueles artigos com as melhores músicas de cada mês, eu ouvia imensos artistas. Nunca gostei de trazer apenas o que era popular e foi assim que encontrei os LUCENTE. Viciei-me tanto no grupo e na música principal que Your Difference é a quarta música que mais ouvi no Spotify ALL TIME.

 

 

No meio de tantos grupos que fazem debut, é difícil fazer sucesso imediatamente. Mas o grupo até ganhou alguma atenção, ao ponto de vencer o prémio de Rookie of The Year na 26ª edição do Korean Culture Entertainment Award.

Após um debut relativamente bem-sucedido, o grupo simplesmente não lançou mais nada, e começaram a acontecer algumas coisas estranhas. Este artigo é fruto de uma longa pesquisa, contudo não consegui encontrar a data precisa de alguns dos acontecimentos.

 

Tour cancelada e músicas removidas das plataformas de streaming


No verão de 2019 foi anunciada uma Tour Europeia chamada Lights On, que passaria por sete cidades europeias em Setembro do mesmo ano. A empresa organizadora da tour era a Kinetic Vibe. Um mês antes do início da tour a empresa publicou uma carta onde anunciou o cancelamento dos concertos.

 

LUCENTE Europe Tour Lights On 2019

LUCENTE – O que aconteceu com o grupo?

 

Segundo o que é dito no comunicado, a Noga tinha afirmado que o grupo teria dois comebacks antes da tour começar – e como sabemos os LUCENTE só tiveram a música de estreia. A KV terá tentado conversar com a empresa e adiar a data, mas a Noga recusou todas as alternativas sugeridas.

O MV de Your Differencefoi removido do Youtube e o álbum também desapareceu de todas as plataformas musicais algures no começo de 2020. Novamente, a Noga não falou sobre o assunto. O MV foi publicado novamente por um canal aleatório no Youtube.

O último vídeo publicado no canal oficial dos meninos foi em Julho de 2019. Desde aí, as outras redes sociais são atualizadas com alguma frequência, mas nada de comeback ou algum outro projeto.

 

LUCENTE Europe Tour Kinetic Vibe LUCENTE - O que aconteceu com o grupo?

 

O que aconteceu com os integrantes?


U.Seong, o líder do grupo também conhecido como Moonseong, alistou-se no exército em Novembro de 2019. Segundo os fãs, ele fez uma live no Instagram onde falou sobre a questão. Contudo, a empresa nunca mencionou o alistamento dele e apagou a live. A última publicação no seu Twitter também é de Janeiro de 2020. Ele é ativo no Instagram e tem um soundcloud. Este último encontra-se inativo, provavelmente devido ao serviço militar.

Hero é o integrante mais velho do grupo e provavelmente deverá alistar-se no exército brevemente. Segundo o K-pop Wiki, Hero e Z.Hoo são os únicos integrantes dos LUCENTE que se podem considerar “ativos” dentro do grupo. Ele publica frequentemente no Instagram e tem um vídeo de Março a treinar numa sala da Noga.

Além disso, o Hero trabalha como produtor numa crew chamada Pandastic. O projeto ainda é pequeno, mas eles já produziram até uma OST dos NCT U para o dorama The Tale of Nodku.

 

LUCENTE Moonseong, Hero e Z.Hoo Your Difference

Moonseong, Hero e Z.Hoo estão longe do entretenimento.

 

Não encontrei muita informação sobre o Z.Hoo, no entanto ele é ativo nas redes sociais.

Estes são os três integrantes que, até onde consegui averiguar, estão longe dos holofotes.

 

Bao e Taejun participam no programa Burn Up 30


Burn Up 30 é um survival show organizado pela DSP Media – empresa dos KARD e das APRIL – em colaboração com a JTBC. O programa estreou em Junho deste ano e é transmitido no canal Lululala Music no Youtube. De acordo com um artigo publicado pela Soompi em Maio, os dois vencedores teriam uma música produzida por HARV – um produtor que trabalha com o Justin Bieber.

Taejun e Bao estão a participaram neste programa, mas infelizmente nenhum deles ganhou.

 

LUCENTE Taejun and Bao Your Difference LUCENTE - O que aconteceu com o grupo?

Taejun e Bao estão a participar no programa “Burn Up 30”

 

Falando ainda do Bao, ele tentou participar no programa Show Me The Money 8, através de um vídeo publicado no Instagram dos LUCENTE. Mas não deu em nada. Ele faz lives na Twitch às vezes.

Tanto ele como Taejun são ativos nas redes sociais. Uma fã comentou que durante uma live no dia 5 de Julho no seu Instagram, o Taejun disse que em breve o grupo teria um comeback. Acredito que isto tenha sido para confortar os fãs.

 

Update 11 de Setembro

O Bao e o Taejun criaram um canal no Youtube chamado Turn Up e pelo que tudo indica, vão publicar covers de dança. Nos vídeos eles aparecem na sala de treino da Noga.

 

 

O survival show G-EGG 


Antes de começarmos a falar sobre o G-EGG, queria deixar claro que existe muito pouca informação sobre o programa em inglês. Quando comecei a procurar atualizações sobre os integrantes, encontrei um servidor no Discord de fãs internacionais que estavam a acompanhar o programa. Algumas almas caridosas tiraram-me muitas dúvidas e é por isso que consegui trazer alguma informação para este artigo.

O programa não teve muita atenção fora do Japão e nem legendas em inglês existem. Pelas informações que recolhi, a maior parte do público do programa são fãs dos participantes.

G-EGG é um programa da Mnet Japan em parceria com a plataforma AbemaTV. O programa foi criado pelo líder do grupo coreano SUPERNOVA, Yoonhak. Os SUPERNOVA não são muito conhecidos internacionalmente, mas têm uma certa relevância no Japão.

 

G-EGG Survival Show Mnet Japan AbemaTV LUCENTE - O que aconteceu com o grupo?

 

Kogun e Parkha entram no survival show


O programa trouxe 24 trainees com o objetivo de formar um novo boy group com integrantes coreanos e japoneses. Como não acompanho J-POP, não consigo dizer se os concorrentes japoneses são conhecidos ou não. No entanto, ficam aqui algumas curiosidades sobre os participantes:

    • Mitsui Ryo, Suzuki Gen e Hayashi Ryuta foram participantes do Produce 101 Japan;
    • Park Yunsol e Hyeonsu participaram do Produce X 101 – o programa que formou o grupo X1;
    • Sihyuk, Wonshik e Yeonguk são integrantes de um grupo coreano chamado APEACE. O grupo é formado por coreanos, mas promove mais ativamente no Japão;
    • Gunmin e Heedo são integrantes do grupo de K-pop B.I.G; Heedo era um forte concorrente a entrar no grupo final mas deixou o programa por motivos pessoais.

Os participantes do programa foram anunciados em Novembro do ano passado e foi aí que os fãs souberam que Parkha e Kogun entrariam na competição. G-EGG estreou em Fevereiro de 2020, pouco tempo depois quatro concorrentes foram eliminados e os restantes vinte divididos em quatro equipas. Em Abril, cada uma das equipas lançou um music video.

O programa devia ter terminado pouco tempo depois, mas com a questão da COVID-19 a alastrar-se no mundo, o projeto foi adiado. O produtor Yoonhak contraiu o vírus. Além disso, o facto dos integrantes coreanos não poderem viajar entre o Japão e a Coreia também atrapalhou a questão.

 

LUCENTE Kogun and Parkha G-EGG LUCENTE - O que aconteceu com o grupo?

Kogun e Parkha entraram no survival show japonês G-EGG

 

Kogun e Parkha vão fazer debut no grupo japonês NIK


Durante alguns meses os trainees ficaram numa espécie de limbo, onde ninguém comentava sobre o G-EGG e os fãs não sabiam ao certo o que se passava. No entanto, em Agosto foi anunciado que o último episódio iria ao ar dia 29 e que conheceríamos finalmente a line-up.

Para a felicidade dos LUBS (fãs dos LUCENTE), o Kogun e o Parkha estão no novo grupo NIK, tendo ficado na posição 7 e 4 respetivamente. O grupo final tem seis coreanos, pelo que talvez existam promoções na Coreia futuramente, mas não temos mais informações por agora.

 

LUCENTE Kogun and Parkha G-EGG final episode

Kogun e Parkha quando receberam a noticia que entrariam no grupo final

 

Quando escrevi este artigo, a Noga não se tinha pronunciado sobre a vitória dos meninos. Aliás, os fãs sempre se queixaram do quão pouco a empresa falava sobre o G-EGG e motivava o público a apoiar Kogun e Parkha.

 

 

O futuro do grupo


O grupo tem feito alguns eventos online com seis integrantes. Em Julho ocorreu um fansign online. Os bilhetes tinham de ser comprados num site japonês e a própria imagem de divulgação estava escrita nesse idioma. Isto deve-se, provavelmente, à atenção que o grupo sempre teve no Japão.

Em Setembro vai acontecer outro evento semelhante no site japonês One World Entertainment. O curioso é que nada foi divulgado nas redes oficiais do grupo. Descobri isto graças a uma fanbase árabe no Twitter.

O futuro dos LUCENTE enquanto grupo parece incerto. Kogun e Parkha entrarão numa nova jornada. Enquanto Moonseong já se encontra no exército, Hero deverá alistar-se também ano que vem. Tenho as minhas dúvidas que o grupo promova com três integrantes.

O mais provável de acontecer é um disband silencioso e cada um seguir o seu caminho. Não deixa de ser triste, tendo em conta o potencial que tinham, mas entre estarem no porão de uma empresa ou terem a liberdade de procurar novas oportunidades, penso que a segunda opção é a melhor.

E foi isto que aconteceu com o grupo LUCENTE. Espero que este artigo tenha sido útil!

 

LUCENTE Your difference debut

LUCENTE – O que aconteceu com o grupo?

 

LUCENTE | Curiosidades

    • A Noga Entertainment autorizou que os fãs organizassem um projeto para comemorar o segundo aniversário do grupo, que acontecerá em Setembro;
    • O integrante Hero comentou numa live em Abril que o music video original tinha sido retirado do ar porque a empresa havia mudado de distribuidores. No entanto ele mencionou que não sabia muita coisa sobre o assunto;
    • Recentemente a equipa C do G-EGG foi envolvida numa polémica. O vídeo da música I don’t care chamou à atenção por ser muito parecido com o MV de Our Page dos SHINee;
    • O Koreaboo fez um infeliz artigo onde disse que o G-EGG era “um grupo de J-POP” e muitos fãs reproduziram isso. Apesar do programa ser pouco conhecido, uma rápida pesquisa no Google evitaria que desinformação se espalhasse.

 

Todas as fontes que utilizei para este artigo e podem ser relevantes para complementar as informações aqui dadas, encontram-se a verde ao longo do texto.

 


Artigos relacionados

AOA – O que está a acontecer com o grupo?

ANS – O que está a acontecer com o grupo?


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.