Chihayafuru | Episódio 20

por Renato Sousa
Chihayafuru - Chihaya Ayase

The Cresting Waves Almost Look Like Clouds in the Skies

Neste episódio os Mizusawa colocam de parte o Karuta para estudarem para os exames escolares. O único que continua em competição é Taichi, que por ser um excelente aluno consegue conciliar as duas coisas e, portanto, parte para novo torneio onde coisas inesperadas vão acontecer.

 

Galeria de Imagens: Chihayafuru | Episódio 20

[pp_gallery gallery_id=”25536″ width=”230″ height=”150″]

 

O episódio tem início com Chihaya totalmente envolvida nos seus pensamentos, a averiguar estratégias e estilos de jogo sob o olhar dos restantes membros do clube. A rapariga preparava-se mesmo para participar num importante torneio, mas é impedida por Mrs. Miyauchi. A razão são as fracas notas de Chihaya, que com os exames escolares à porta terá que as recuperar e conta para isso com Tsutomu como seu “professor”.

Mas não é só Chihaya a precisar de apoio, o próprio Nishida também vai necessitar do apoio de Tsutomu. Já Kanade e Taichi aparentam ter o estudo totalmente sob controlo. Ora se a recente vencedora de um torneio Classe D não tem nenhuma competição em lista, tal não acontece com Mashima que parte para novo torneio dedicado apenas aos jogadores de Karuta das Classes A e B.

Uma vez no torneio, Taichi chega, aparentemente, sem dificuldade à 3ª ronda, eliminatória onde as coisas se complicam e o rapaz é eliminado. Apesar de esse jogo não nos ser mostrado, não é muito difícil de perceber o porquê da sua eliminação.

Acontece que, antes desse jogo, Taichi reencontrou-se com Arata, que por ali se encontrava a disputar a classe A. A partir daquele momento é perceptível a perda de concentração de Taichi naquele que era o seu objectivo quando ali chegou. Paralelo a este reencontro temos também o do Dr. Harada com Mr. Kuriyama (director da sociedade de Karuta onde Arata está registado).

Num outro plano, assistimos à escapadela aos estudos de Chihaya, que corre desenfreadamente para o local do torneio para apoiar Taichi, sem saber o que a espera. Quando consegue lá chegar, Mashima dá-lhe a noticia da sua derrota e conta-lhe sobre Arata. A rapariga procura então por Wataya e vai dar com ele em duelo. Chihaya aproveita o momento para tentar perceber o quanto o amigo evoluiu no Karuta.

Enquanto isso, Taichi reflecte sozinho sobre a situação que está a viver, no que significa este reencontro para ele, o resurgir de Arata num “universo” que há muito contava apenas com ele e com Chihaya. Neste momento nota-se claramente que Taichi se sente dividido. Como o próprio diz mais à frente no episódio, há uma parte dele que não queria ver Arata, mas lá no fundo o líder dos Mizusawa está felicíssimo pelo reencontro. Já Ayase nem esconde o que sente, como é normal nesta personagem.

De notar que todas estas situações: reencontro dos rapazes; conhecimento de Chihaya da presença de Arata; a análise interior de Taichi; estão todas muito bem construídas e têm o destaque necessário para se tornarem emotivas e sentimentais.

Porque há muito que não víamos Arata jogar, é nos concedido esse privilégio na cena seguinte. Apesar do rapaz perder e de ser pouquinho tempo, o momento trouxe consigo um recordar dos primeiros capítulos de Chihayafuru.

Se há linhas atrás enumerei vários momentos de grande carácter emocional, quero agora dizer que por lá ainda faltam dois que só aconteceram na parte final do episódio.

O primeiro é o encontro do trio, largos meses depois. Isto já tinha acontecido, mas Chihaya estava desmaiada portanto não conta. Desta vez, Chihaya puxa mesmo Arata para a sua beira e faz-lhe uma vénia que o rapaz encara como a que se faz nos jogos de Karuta. Contudo, não sei se essa era a verdadeira intenção de Chihaya. Penso que seria mais um agradecimento por Arata estar novamente diante de si.

O segundo é novamente entre Mashima e Wataya. Taichi devolve ao rapaz o papel que este lhe tinha entregado e marcava Chihaya como destino, dizendo que o papel terá que ser entregue pelo próprio dono. Arata responde que não o fez porque estava na dúvida, se depois de tanto tempo de ausência, os dois não formariam agora um casal, deixando Taichi estupefacto. A conversa de cima só surgiu porque Kanade veio até ao local buscar Chihaya, quase que pelas orelhas, para esta voltar ao estudo.

A cena final é entre o Dr. Harada e Mashima. Como Nishida faz o favor de nos dizer na parte inicial, com dois segundos lugares em torneios de Classe B, Taichi pode competir na Classe A. É este aspecto que o Dr. Harada lhe relembra com o intuito de que o rapaz participe no East Qualifier, juntamente com Chihaya e Nishida. A esta proposta Taichi responde que está mais preocupado em tornar-se alguém que não foge às suas responsabilidades do que atingir a classe A.

Este foi, sem dúvida, um episódio de Chihayafuru com muito para contar, não a nível do Karuta, mas em termos de relações entre pessoas, de sentimentos e emoções fortes. Desde que a série estreou que se tem mantido um equilíbrio entre estes dois aspectos e é provavelmente daí que vem o seu sucesso.

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.