Koi wa Ameagari no You ni – Primeiras Impressões

por Raquel Cupertino
Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

Título: Koi wa Ameagari no You ni / After the Rain
Adaptação: Manga
Estúdio: Wit Studio (Owari no Seraph, Koutetsujou no Kabaneri)
Demografia | Género: Seinen | Romance
Ficha Técnica: Indisponível

 

Nostalgic Rainfall (ノスタルジックレインフォール)” de CHiCO with HoneyWorks

 

Koi wa Ameagari no You ni – Primeiras Impressões

A história gira em torno de uma discreta estudante de 17 anos, Akira Tachibana, que trabalha em part-time num restaurante. Akira tem um segredo, é completamente apaixonada pelo simples e bondoso gerente do restaurante onde trabalha, Masami Kondō, de 45 anos.

 

Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

 

Imaginem o seguinte cenário: pretendem criar um slice of life de topo, longe dos clichés atuais e a quebrar todo o tipo de taboos, mas sem nunca perderem sensatez. Para ajudar, decidem fazer com qualidade cinematográfica só para mostrar quem manda.

Assim vos apresento Koi wa Ameagari no You ni, também conhecido como After the Rain!

 

Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

 

Koi wa Ameagari no You ni – Estranha-se mas depois entranha-se!

A premissa é bastante simples. Inclusive, se tivermos que “mensurar” a quantidade de narrativa por cada episódio, esta é pouca. Não será, portanto, a quantidade de enredo que vos irá atrair, mas sim a forma como transformam algo simples numa história única.

A experiência de ver Koi wa Ameagari no You ni assemelha-se ao assistir à vida dura e crua de uma rapariga apaixonada por um homem mais velho. Sem adornos para ficar bonito ou romantizar o tema. É o que é. Não é algo comum e muito menos um tema consensual. Estamos a falar de um (possível) relacionamento entre uma menor de 17 anos e um adulto de 45 anos.

 

Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

 

É inevitável torcermos o nariz ao tema e, ainda mais, o associarmos a géneros mais ecchi ou até hentai. Contudo, não se enganem! O Wit Studio encontra-se a fazer um trabalho incrível ao adaptar a manga e não tornar esta numa história estranha ou repudiante. Em vez disso, vemos o dia a dia dos dois, em situações de convívio e um pouco da vida pessoal da Akira.
Claro que o rumo do enredo caminha para uma relação romântica, pelo menos o opening dá a entender isso. Mas, ainda assim, e tendo em conta estes dois episódios, deverá ser tudo muito… humano.

 

Como criar um anime que mais parece um filme – by Wit Studio, no seu melhor.

Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

 

Já assisti a algumas produções da Wit Studio, Owari no Seraph, Shingeki no Kyojin, Mahoutsukai no Yome: Hoshi Matsu Hito, Hal, mas nenhuma me surpreendeu tanto quanto os dois primeiros episódios desta. Talvez tenha sido por não esperar nada de especial desta adaptação, ou por conhecer a manga original e não a imaginar em formato anime. Todavia, estes dois primeiros episódios proporcionaram-me uma experiência visual esplêndida, digna de filmes como Hal.

Não foram sequências de batalha incríveis como em Shingeki no Kyojin, ou a fantasia de cortar a respiração como em Owari no Seraph que me deixaram rendida à animação, mas sim a fluidez e harmonia como todos os elementos do ambiente eram utilizados. Cor, fotografia, animação, tudo meticulosamente desenvolvido para criar momentos de suster a respiração… ou simplesmente fazer-nos pensar!

 

Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

 

Em Koi wa Ameagari no You ni temos vários momentos contemplativos, utilizados para manifestar estados de espírito das personagens e/ou para tornar a narrativa mais fluída.
Essas “paragens” poderiam ser aborrecidas, simples frames mortos, mas não o são! O cortinado agita-se porque a personagem se deitou, fazem um plano referente ao céu para de seguida focar no guarda-chuva, servindo de alusão ao nome da série (After the Rain). Todos os momentos da série parecem pensados ao pormenor. Com duplos significados embutidos em cada plano.

 

Koi wa Ameagari no You ni - Primeiras Impressões

 

Para ajudar, temos uma das melhores bandas sonoras da temporada! Dúvidas? Desafio-vos a ouvir o opening e ending! Claro que não é só isso que conta e muito menos o mais importante, mas até agora pareceu-me uma banda sonora bastante consistente, repleta de sonoridades adequadas a cada momento.

 

Será Koi wa Ameagari no You ni um anime para todos?

Não acredito que o seja. Além do tema que pode ferir susceptibilidades, trata-se de uma história adulta e com um desenvolvimento pausado que busca fermentar emoções. Não creio que se torne numa obra pesada, até porque a manga, até onde li, não o é. Ainda assim, foi criada para uma faixa etária mais velha que procura tramas mais adultas com abordagens que permitam ao espetador saborear relaxadamente aqueles 24 minutos.

Para mim, este será dos melhores animes da temporada de inverno de 2018! Espero não estar enganada e que de repente mudem completamente o formato, contudo, se tiver que escolher uma obra como a com mais potencial desta temporada, After the Rain é a minha aposta.

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.