Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Análise

por Tiago Gonçalves
Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Playstation 2

De regresso às análises de jogos (enquanto vou jogando Naruto: Ultimate Ninja Storm na PS3), venho anunciar-vos que a saga Ultimate Ninja da Playstation 2 chega hoje ao fim, por intermédio de Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5.

Um título que, mais uma vez, ultrapassa as expetativas, por variadíssimas razões que mais à frente serão desvendadas. De lembrar que, apesar desta saga ter chegado ao fim, não significa que seja o fim dos jogos de Naruto nesta consola.

Existem ainda dois títulos exclusivos de Naruto, e um outro título que inclui Naruto. Respetivamente, “Naruto: Uzumaki Chronicles“, “Naruto: Uzumaki Chronicles 2” e “D.O.N Battle Stadium“.

Como podem ver, este nosso ninja ainda vai dar muito que falar aqui no ptAnime. Sem mais delongas, deixo-vos com o trailer oficial (lançado no Japão) de Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5.

 

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Personagens

Este jogo é, de facto, o que possui maior número de personagens de toda esta vasta coleção de títulos. Imaginem uma fusão entre Naruto: Ultimate Ninja 3 e Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4 com uma pitada de novas personagens, abrangidas pela primeira e segunda temporadas do anime Naruto Shippuden. Resumindo, são mais de 60 personagens jogáveis, com novas técnicas, novos “ultimate jutsus“, novas formas de jogar.

Como novidade neste título, e indo de encontro ao estilo de “Naruto: Ultimate Ninja Storm” da Playstation 3, é-nos dada a oportunidade de utilizar o “Assist Character“. Uma funcionalidade que nos permite formar uma equipa com dois personagens. Mais incrível do que isso, permite-nos criar “ninjutsus” específicos da equipa, ou até mesmo “ultimate jutsus” combinados. Resultado? Uma variedade enorme de combinações e estilos de combate.

Ainda relativamente a este novo apetrecho, existe a chamada “compatibilidade de personagens” para um dado combate. Ou seja, sabermos se dois personagens formam uma nova técnica ou um novo “ultimate jutsu“. Isto é nos mostrado pela cor dos sapos que aparecem no menu de seleção de personagens. Estejam muito atentos às cores dos sapos, pois a cada cor corresponde uma só novidade. Existem uniões específicas de personagens, quero dizer, equipas próprias que são mais fortes quando escolhidas com determinadas caraterísticas.

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Jogabilidade

A nível de jogabilidade, a editora decidiu, efetivamente, terminar a saga em grande.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 conseguiu unir todos os parâmetros que tornam a experiência gráfica de Naruto algo sobrenatural. Um título que obriga o jogador a explorar, a experimentar, a correr, a lutar, enfim, a viver a história ao máximo.

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Master Mode

Começo pelo modo mais jogável de sempre. Ou seja, o “Master Mode“. Desde “Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4”, muitas mudanças foram feitas. O universo gráfico e visual de Naruto está muito mais detalhado, alargado e mais minucioso. Como tal, tenham atenção a todos os detalhes que vos são oferecidos.

O Master Mode permite ao jogador reviver a história, única e exclusivamente de “Naruto Shippuden“. Desta vez, com mais realismo e participação ativa das personagens, tendo em conta todas as utilidades do novo grafismo de Naruto.

Vivam a experiência de perseguir inimigos, de travar lutas com ninjas traidores (“nukenins“) em ambientes totalmente novos e com recursos a novas técnicas de combate, exclusivas do ambiente de “Master Mode” em 3D.

Apesar disto, em algumas fases da história, os combates serão travados no ambiente 2D, típico do género “Beat ’em up” a que Naruto nos habituou. Note-se que agora já é possível utilizar outros personagens (em vez do repetido uso de Naruto) para explorar todos os cantos do mundo.

Além do mais, sendo este jogo aquilo a que eu gosto de chamar um “pseudo RPG”, torna-se possível ao longo de todo o “Master Mode” evoluir personagens, subir de nível, e reunir novas técnicas e outros extras para uso exclusivo neste modo. Foi ainda adicionada a capacidade de criarmos a nossa própria equipa, graças ao “Three Man Cell“. Ou seja, uma formação de 3 ninjas que vos ajudarão a desbloquear todos os extras que este jogo tem para vos oferecer.

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Free Battle Mode

Analisando agora o “Free Battle Mode“, não esperem, a nível de técnica de jogo, algo muito diferente daquilo a que Naruto nos habituou. Esperem algo melhorado, mas tendo em conta que o motor de jogo não poderia sofrer muitas alterações.

Com novos cenários e ambientes de combate caraterísticos da série, preparem-se para travar batalhas ferozes (ao vosso estilo), com o número incrível de personagens existentes no vasto repertório que o jogo tem para oferecer.

Sem esquecer, claro, as novas técnicas, “Ultimate Jutsus“, e o modo “Assist Character“. Usem e abusem de cada “combo” e de todas as combinações de personagens e equipas possível, a fim de recriarem batalhas nunca antes vistas no anime.

Para treinarem melhor os vossos dedos e velocidade, aproveitem e deem um salto até ao “Practice Mode“. Este está intimamente relacionado com tudo o que o jogo nos tem para oferecer, no que toca ao tema das batalhas e combates.

Sendo Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 o jogo com mais conteúdo de sempre, preparem-se para dezenas de horas de jogo a desbloquear extras (que têm de ser comprados com o dinheiro ganho em batalhas), a concluir “achievements” pessoais no “Master Mode” (missões especiais de jogo), a concluir missões para obter dinheiro, e a experimentar e a abusar de histórias paralelas que o jogo nos tem para oferecer, à medida que o exploramos e desmontamos cada vez mais.

À semelhança de todos os outros títulos de Naruto, preparem-se, essencialmente, para diversão garantida!

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Gameplay PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise PS2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Análise Playstation 2Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 - Playstation 2

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Opinião

Apesar de estar habituado a jogos deste género, para mim, sendo um rapaz que sempre que experimenta algo de novo (por mais semelhanças que tenha com títulos anteriores) fica tipo uma criança feliz, este jogo foi algo de absolutamente espetacular.

A nova apresentação gráfica do universo de Naruto. O novo estilo de combate, com novos extras e estilos. Enfim, novas capacidades que vieram melhorar a qualidade do jogo e me fizeram ter ainda mais felicidade e prazer quando estava a concluir o jogo.

É claro que analisei e joguei Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 como sendo uma espécie de continuação de todos os títulos anteriores. Nunca estive à espera de mudanças exageradamente radicais. Contudo, só o facto de ter acesso a personagens novas com novos estilos de combate, fizeram-me desejar e jogar este jogo.

Mais acrescento. Apesar de conter um “Master Mode” melhorado, tanto a nível gráfico como de jogabilidade, este título ganha muitos pontos na quantidade de extras e de personagens que possui. Tal como aconteceu comigo, estes fatores irão prender qualquer jogador à consola até terem tudo concluído.

 

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 – Veredicto Final

Apesar de ser mais um jogo da saga “Ultimate Ninja”, continua a ser um título obrigatório nas prateleiras dos jogadores e dos fãs mais dedicados.

Como já referi, Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 ganha pontos positivos em muitos aspetos. Tais como: grafismo, motor de jogo (ligeiramente) melhorado, novas personagens, novos extras e desbloqueáveis, e um novo tipo de “Master Mode” altamente jogável.

A única desvantagem deste título é poder tornar-se repetitivo. Principalmente para quem jogou todos os jogos da série. Apesar disso, não deixa de ser um bom título para ser jogado e aproveitado.

Sem mais nada a dizer, resta-me apenas atribuir-lhe uma nota positiva e deixar-vos com o gameplay deste jogo fantástico!

 

“Master Mode”

 

“Free Battle Mode”

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.