Vinland Saga – Primeiras Impressões

por Roberto Filho
Vinland Saga - Primeiras Impressões

Titulo: Vinland Saga
Adaptação: Manga
Estúdio: Wit Studio
Demografia | Gênero: Seinen | Ação, Aventura, Histórico, Drama

 


No caso de preferirem ler uma apreciação mais detalhada e com spoilers aconselho este artigo do meu colega André:

Vinland Saga – Episódios 1, 2 e 3 Opinião


 

Olá a todos e cá estamos com mais umas primeiras impressões! Este é um anime que eu estava realmente empolgado.

Embora Dr. Stone e Enen no Shouboutai fossem animes que eu queria ver, ambos seguem um certo “padrão”, digamos que estão no clássico molde Shounen. Bem diferente deles, Vinland Saga é um Seinen Histórico que, como falamos no Brasil, “foge da curva”.

 

Vinland Saga - Primeiras Impressões - Thors

 

Vinland Saga – Primeiras Impressões

Fomos presenteados com três episódios de uma única vez, então estarei a falar dos três. Gostei que entregassem já três episódios pois estes foram ótimos e a história só começa a aquecer no final do terceiro. Contudo fico preocupado, Vinland terá somente 24 episódios, e a história é profunda e longa, acredito que teremos muitas temporadas, no mesmo ritmo de Golden Kamuy.

A Wit tomou a decisão de alterar um pouco a ordem em que os acontecimentos ocorrem, no manga a história a ser adaptada começa somente no capítulo três. Entendo a decisão de mostrar primeiro a infância de Thorfinn, mas perdeu o impacto que os dois primeiros capítulos têm. Quero deixar o registo que Vinland Saga está por aí desde 2005, antes de The Last Kingdom e Vikings, só para não querermos comparar.

 

Vinland Saga - Primeiras Impressões - Batalha

 

Vikings serão Vikings

Seguimos a história de Thorfinn, um rapaz que nasceu na Islândia, ou Iceland, em aproximadamente 996. Esta é uma época conhecida pelas grandes batalhas e guerras entre os diversos grupos de Vikings, Ingleses e de outras nações. Thorfinn vivia em paz com o seu pai Thors, a sua mãe Helga e a sua irmã Ylva.

Mas paz não é o normal na vida de um Viking, Thors havia sido um grande guerreiro e Floki um antigo colega de guerra vai à sua procura. Uma grande guerra está por acontecer e eles necessitam de Thors, o que mudaria a história da pequena vila e de todos eles para sempre.

 

Vinland Saga - Opinião

 

Cada detalhe conta

Logo no início do primeiro episódio somos lançados em uma sequência de ação e luta frenética. Isso dá-nos um gostinho do que está por vir e eu gostei muito do que vi. Logo após essa introdução o ritmo diminui drasticamente e somos lançados na vida pacata na Islândia. Essa quebra de ritmo é meio drástica, mas importante para o que está por vir.

Vinland tem como premissa algo que eu valorizo muito e que chamo de “tempo de respiro”. Comentei sobre isso quando falei de Ao no Flag, é importante observar, respirar, sentir o que está a acontecer. Isso aproxima-nos dos personagens e da história, Vinland trata de fazer isso, se necessário perder 15 segundos numa imagem, perderemos, se 30, então será!

 

 

Vinland Saga – Primeiras Impressões | Simplesmente lindo

O manga de Makoto Yukimura, a meu ver, tem uma das artes mais belas e consistentes que já li. Conseguindo mesclar de forma ideal a seriedade das batalhas, com as suas mutilações e sofrimento, com momentos cómicos e caricatos. Certamente essa não é uma tarefa fácil, mas estes primeiros três episódios convenceram-me que irão conseguir manter o nível!

Só posso esperar que Vinland Saga seja uma novo Goldem Kamuy, e quando um deles não estiver a ser transmitido que o outro esteja! Recomendo fortemente que assistam Vinland Saga, vocês não se arrependerão! Um último detalhe: Thorfinn é inspirado em Thorfinn, um explorador Islandês que chegou a Vinland, ou melhor, ao Canada!

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.